Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Controle de qualidade

Banco de Leite Humano terá programa de certificação

Redação Bonde com Agência Saúde
09 nov 2012 às 15:48

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), em ação inédita, lançaram o programa de certificação de qualidade de Bancos de Leite Humano do Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro passo foi o credenciamento, em outubro, dos 28 Centros de Referência para Banco de Leite Humano. O objetivo é promover condições que permitam certificar a qualidade dos produtos e serviços sob a responsabilidade dos Bancos de Leite Humano em todo País.

"A iniciativa, inédita, mostra o nosso reconhecimento de que os bancos de leite atendem aos requisitos técnicos e operacionais para entrarem em um programa de qualidade", afirma o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite e Rede Iberoamericana de Bancos de Leite, da Fiocruz, João Aprígio. O credenciamento para certificação das 28 referências estaduais corresponde ao primeiro estágio do programa. A segunda etapa prevê a certificação dos processos realizados em todos os Bancos de Leite Humano da rede brasileira, que hoje conta com 212 unidades ao todo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o coordenador, esse programa demostra a preocupação do Ministério da Saúde e da Fiocruz em garantir que a maior rede de bancos de leite do mundo cresça, não só em quantidade, como em qualidade. "É importante destacar que temos como prioridade, não só a expansão dos serviços, mas a consolidação para assegurar a qualidade do leite ofertado às crianças", reforça.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


O Brasil tem a maior e mais complexa rede de banco de leite humano no mundo, com 212 bancos e 110 postos de coleta espalhados por todo país. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) exporta tecnologia e conhecimento para os países da Iberoamérica e África. Só neste ano já foram coletados 112 mil litros de leite humano, que passam pelo processo de pasteurização e adquirem qualidade certificada para serem distribuídos a mais de 123 mil recém-nascidos, principalmente aos que ficam hospitalizados.

Essa é mais uma ação inserida na estratégia Rede Cegonha, que vem qualificando e ampliando a assistência às mulheres e aos bebês no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de R$ 3,3 bilhões já foram investidos na Rede Cegonha, que conta com a adesão de mais de 4.800 municípios brasileiros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo