O Banco de Olhos do Hospital Universitário de Londrina, credenciado pela Portaria 131, do Ministério da Saúde, vai iniciar o atendimento no dia 18 de abril.
Nesta quinta-feira (14) às 8h30, haverá uma entrevista coletiva sobre o novo serviço, no prédio do Hemocentro do HU. Participam a diretora superintendente do HU, Margarida Carvalho, diretores e a equipe técnica do Banco de Olhos Regional de Londrina.
O credenciamento autoriza o serviço a realizar captação, recebimento, processamento, disponibilização e transplante de tecidos oculares, sendo referência para todas as equipes parceiras – Centros Transplantadores, Centros Captadores, Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e Comissões de Procura de Órgãos e Tecidos.
Leia mais:
75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo
Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise
Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Atualmente há 109 pacientes na fila do transplante de córneas na macrorregional de Londrina.
O novo serviço deverá contar com a parceria de Centros Captadores de Tecidos Oculares e Centros Transplantadores de Londrina, Cambé, Cornélio Procópio, Apucarana, Arapongas, Ibiporã, entre outros, e deve seguir a Portaria 2.600 de 21/10/2009, que estabelece o funcionamento do Sistema Nacional de Transplantes de órgãos.
Na coletiva serão apresentadas as dependências do Banco de Olhos e a direção do HU dará todos os esclarecimentos a respeito do novo serviço.
O Banco de Olhos, que teve um investimento de R$ 31.100,00 na adaptação do espaço que totaliza 148,53 m², começou a ser estruturado em 2005 e foi concluído em dezembro de 2006. O total de recursos estaduais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) investidos na compra dos equipamentos foi de R$108.471,20.
Compõem a equipe estão 17 técnicos, entre eles técnicos de laboratório, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos e secretária e cinco médicos oftalmologistas.
Na coordenação do Banco de Olhos Regional de Londrina está o oftalmologista Sérgio Pacheco e na vice-coordenação, a oftalmologista Ana Paula Oguido.