Médicos e enfermeiros de seis municípios da região participam nesta quarta-feira (28), das 8 às 18 horas, do 3º Curso de Capacitação para Captadores de Tecidos Oculares Humanos, uma iniciativa do Banco de Olhos Regional da UEL.
O curso representa um treinamento destinado a 12 profissionais, que atuam em Jacarezinho, Rolândia, Arapongas, Cornélio Procópio, Apucarana e Ibiporã. A proposta é capacitar os recursos humanos das Unidades de Saúde para atuarem como captadores de tecidos oculares, otimizando o serviço na região e aumentando volume de material coletado.
Segundo a coordenadora administrativa do Banco de Olhos, enfermeira Iara Secco, essa é a primeira vez que o curso estará sendo ministrado também para enfermeiros, como estratégia para ampliar a capacidade de captação, repetindo a experiência já realizada em outras regiões do Paraná e em muitos Estados brasileiros.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Das 8 às 10h30, o módulo teórico do curso será ministrado pela equipe do Banco de Olhos, no Auditório do Hemocentro/HU. Em seguida, os participantes desenvolverão as atividades práticas no Laboratório de Técnica Cirúrgica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, apenas com um intervalo para almoço.