Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 abr 2024 às 11:30
- Reprodução/X @bbb
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O apresentador do BBB 24, Tadeu Schmidt, alertou na semana passada a sister Beatriz sobre o risco de usar um top com casca de laranja, que pode causar irritação na pele, alergia e até queimadura quando exposto sol.


Segundo o dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, o consumo e a manipulação de frutas cítricas ao sol podem desencadear uma reação química na pele e causar queimaduras, bolhas e manchas acastanhadas que podem permanecer por várias semanas, fenômeno chamado de fitofotodermatose.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Isso ocorre devido a uma reação entre um produto alergênico e a luz solar, mais especificamente a luz ultravioleta A. Essa reação química pode causar dor e coceira além do escurecimento da pele e em casos mais graves formação de bolhas, o que ocorre entre as primeiras 24h a 48h de exposição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tratamento de diabetes 2

Ainda indisponível no Brasil, importar Mounjaro custa mais de R$ 5 mil por tudo

Imagem de destaque
Neurocirurgião explica

Saiba o que é hematoma subdural, que atingiu Tony Ramos

Imagem de destaque
Gripe, Covid-19 e dengue

Cambé promove mais um Dia D de vacinação neste sábado

Imagem de destaque
Frontoplastia

Brunna Gonçalves faz cirurgia para reduzir a testa; entenda o procedimento


Muitos se lembram do limão, no entanto, outras substâncias podem desencadear essas consequências. Entre as mais frequentes podem-se citar tangerina, lima, cenoura, figo, salsinha, hibisco e canela.

Publicidade


O tratamento consiste em usar hidratantes, protetor solar e, em casos mais intensos, pomada de corticoide. A mancha costuma demorar a sair, mas desaparece por volta de 40 dias.


Portanto, se você se for se expor ao sol , evite manusear os produtos citados, já que não existe tratamento preventivo.


Vale ressaltar que quando acontece uma queimadura ou reação alérgica, signfica que a barreira de proteção foi quebrada. Assim, é essencial procurar atendimento médico para evitar que essas irritações piorem e se tornem bolhas e manchas duradouras.


Imagem
Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação
O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei dos 60 Dias (Lei nº 12.732/2012), aponta estudo realizado pelo Instituto Avon.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade