Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça as causas

Bebe pouca água? Cuidado, você pode ter cálculos renais!

Redação Bonde
26 jul 2016 às 12:14
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os números são quase o de uma epidemia: o cálculo renal - popularmente conhecido como "pedra nos rins", é bastante frequente na população mundial. A cada 100 homens, 20 terão o problema. Nas mulheres, a incidência cai para 10 casos a cada 100, conta o urologista do Hospital São Vicente, André Matos. E um dos principais motivos do problema, que pode ocasionar cólicas bastante dolorosas, é simples: pouca ingestão de água.

A falta de líquido no organismo dificulta o trabalho dos rins, já que o órgão é considerado o "filtro" do nosso corpo. "Todo o sangue passa por ele, que tira as impurezas e transforma essa sujeira em urina", explica o médico. No rim, há uma região que filtra o sangue, e outra onde a urina é depositada. "O que acontece é que falta líquido para diluir esses sais que todos nós temos na urina. Quando a pessoa toma mais líquido, a urina não é tão concentrada, e os cristais não se acumulam. Já quando as pessoas bebem pouca água, eventualmente, esses cristais se acumulam, e os cálculos se formam", exemplifica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os cálculos, cuja textura, segundo o urologista, é a mesma de pedras de calçamento, podem ficar no corpo da pessoa sem que ela perceba. O problema é quando acontece o deslocamento desse cálculo, e o corpo quer eliminá-lo: a crise de cólica é gerada porque a espessura do cristal não passa pelo ureter (um canal de, aproximadamente, três milímetros). Menos comum, a pedra também pode se formar na bexiga, geralmente em homens com problemas de crescimento da próstata. "A urina fica represada e os cristais podem surgir na bexiga", esclarece o médico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


Dor e tratamento

Publicidade


A dor intensa da crise renal acontece em um dos rins, e muitas vezes é acompanhada por náuseas e vômito. A dor surge pela tentativa do corpo em expelir os cristais. "Há tratamentos que quebram esses cálculos em pedaços menores, para que elas se dissolvam e saiam na urina", explica.


Um dos protocolos é com um aparelho que "joga" ondas de choque no rim afetado - para que ocorra essa quebra e eliminação. "O objetivo é que elas passem pelo ureter", diz. Para casos mais complexos, existe a possibilidade de procedimentos cirúrgicos feitos por laser e endoscopia.

Publicidade


Até passar por crise de dor, habitualmente o paciente não apresenta sintomas, por isso, o Dr. André Matos, recomenda que pessoas que têm casos da doença na família procurem um urologista regularmente, para realização de exames. O mesmo vale para quem já passou por uma crise. "Existe uma chance muito grande de recorrência. Em cinco anos, 50% das pessoas que tiveram o problema terão novamente", alerta.


Prevenção e hábitos saudáveis


Além da pouca ingestão de água - o médico recomenda de dois a três litros de líquidos por dia, outra causa para a doença é a má alimentação, com excesso de sal e de proteína animal (como a carne vermelha) – hábitos que desencadeiam a cristalização. "Deve-se priorizar uma dieta balanceada, controlem o sal e o peso, fugindo da obesidade, que pode dar mais chance de desencadear a doença. Faça uma atividade física regular, que fará bem para todo o corpo", frisa.

O urologista ressalta que na ingestão de líquidos, refrigerantes e sucos industrializados não contam, já que bebidas com muito açúcar não hidratam o corpo, tampouco contribuem para o trabalho dos rins. Também é indicado evitar bebidas alcoólicas e cuidar com quadros de desidratação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade