No próximo domingo (24), os londrinenses poderão realizar, gratuitamente, testes de glicemia para diagnóstico de diabetes, medição da pressão arterial e cálculo do índice de massa corpórea, durante a Blitz da Saúde Medley. Os exames serão feitos por profissionais da saúde no Aterro do Lago Igapó, das 9 horas às 16 horas.
"Com essa iniciativa pretendemos alertar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde e prevenir algumas doenças através de exames simples e rápidos", explica José Gravallos, diretor da unidade Genéricos da Medley.
Também serão distribuídos folhetos educativos sobre diabetes e hipertensão, além de uma ficha para acompanhamento dos exames realizados. Após a realização dos testes, acontece o Bate Papo da Saúde Medley, palestra rápida ministrada por farmacêutico da empresa para esclarecer dúvidas da população referentes aos medicamentos genéricos e reforçar a importância que esses medicamentos possuem para a saúde dos brasileiros.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
As ações fazem parte das comemorações do Dia Nacional do Medicamento Genérico, que tiveram início em maio. Ao todo, cerca de 15 mil pessoas serão atendidas em dez cidades do País: São Paulo, Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, Campos do Jordão/SP, Niterói/RJ, Rio de Janeiro / RJ, Londrina/PR, Belo Horizonte/MG, Fortaleza e Recife.
Diabetes e Hipertensão
O Brasil é o quinto país com maior número de diabéticos no mundo, segundo a Federação Internacional de Diabetes. Em 2010, 7,6 milhões de brasileiros tinham diabetes, número que deve aumentar para 12,7 mi em 20 anos. Já a hipertensão atinge 22,7% dos brasileiros adultos, de acordo com os números do Ministério da Saúde.
Genéricos
O mercado de medicamentos genéricos no Brasil não para de crescer. O primeiro trimestre de 2012 marcou um novo recorde para as vendas dos genéricos que atingiram 25,4% de participação de mercado, segundo dados da Pró Genéricos.
Em vigência no país desde 1999 (lei 9787), os genéricos permitem acesso da população a tratamentos com um custo de, pelo menos, 35% a menos que os medicamentos de referência, aqueles que, durante 10 anos, foram protegidos pela lei de patentes. Ao todo, cerca de 400 princípios ativos já estão registrados como genéricos no Brasil, e mais de 16 mil diferentes medicamentos baseados nessas substâncias já foram lançados.
"O mercado de genéricos continua em franca expansão e, sem dúvida, tem auxiliado no acesso a saúde de milhões de brasileiros. Queremos aproveitar essa data simbólica para relembrar a importância desses medicamentos na vida das pessoas, e reiterar a qualidade e eficácia dos genéricos", reforça Gravallos.
Serviço:
Blitz da Saúde Medley e Bate Papo da Saúde Medley
Data: 24 de junho de 2012
Horário: das 9 horas às 16 horas
Local: Aterro do Lago Igapó
Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto, 1353
Londrina - PR