Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Garantia

Boatos sobre vacina da gripe A não são verdadeiros

Redação Bonde
19 mar 2010 às 21:01
Continua depois da publicidade

Autoridades médicas do Paraná se reuniram nesta semana na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, onde reafirmaram que a vacina contra a Gripe A é segura e que as pessoas podem ser imunizadas tranquilamente.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A declaração quanto à segurança e a eficácia da vacina foi unânime entre as autoridades médicas. "Estão tentando descaracterizar a vacina com e-mails alarmistas, porém reafirmamos que a população pode tomar a vacina, pois o risco de reações adversas é igual ao de outras vacinas", explicou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Continua depois da publicidade


O secretário informou ainda que a Secretaria vem monitorando a vacinação no hemisfério norte e que acompanha diariamente os relatórios do Centro de Controle e Prevenção de doenças (CDC) do Estados Unidos. "Neste momento, precisamos que a sociedade paranaense colabore para que vacinemos os grupos prioritários. O objetivo da vacina não é eliminar a circulação do vírus, e sim, proteger os que estão mais suscetíveis e que podem evoluir para a forma grave da doença", enfatizou.


O assunto veio à tona devido a e-mails que circulam pela Internet com informações inverídicas sobre a vacina, alertando que a imunização das pessoas poderia colocar a sua saúde em risco. O desmentido feito pelas autoridades médicas já consta no hot site da Nova Gripe, mantido pelo Governo do Estado, na seção mitos e verdades. Todos os boatos que circulam pela Internet pode sem encontrados no endereço www.novagripe.pr.gov.br com as explicações fornecidas por especialistas na área.


Cronograma de vacinação dos grupos prioritários

Continua depois da publicidade


8 a 19 de março
- Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia
- Indígenas


22 de março a 2 de abril
- Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)
- Doentes crônicos - veja lista abaixo (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal)
- Crianças de seis meses a menores de dois anos


5 a 23 de abril
- População de 20 a 29 anos de idade


24 de abril a 7 de maio - Campanha Nacional de Vacinação do Idoso
- Pessoas com mais de 60 anos vacinal contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica


10 a 21 de maio
- População de 30 a 39 anos


Algumas doenças crônicas para vacinação (os pacientes devem consultar o médico antes de tomar a vacina para esclarecer dúvidas e receber orientações)

• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade