De acordo com boletim divulgado pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) nesta quinta-feira (17), desde a primeira semana de janeiro, 16.280 notificações de casos suspeitos da dengue foram registradas em Londrina. Deste montante, 5.624 foram confirmados.
Dos possíveis diagnósticos, 6.648 foram descartados e outros 3.471 seguem em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais. A cidade registrou, em 2021, oito falecimentos causados pela doença.
Nesta sexta-feira (18) os agentes de Endemias vão concluir as vistorias em campo para elaboração dos LIRAa (levantamentos de Índice Rápido do Aedes aegypti) e de LIE (Índice Entomológico). De acordo com a pasta, trata-se de duas ferramentas utilizadas para aferir como está a infestação do mosquito assim como a prevalência e incidência de casos notificados de dengue.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Essas informações permitem que os esforços para conter o avanço da dengue, e demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, sejam intensificados nos locais com maior risco e tenham mais efetividade.
Nos dias seguintes, os dados obtidos com as vistorias, feitas em imóveis comerciais e residenciais, serão tabulados e analisados. A previsão da Secretaria é que, na próxima semana, o resultado seja apresentado ao Comitê Gestor Ampliado contra a Dengue em Londrina.