Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção ao tratamento!

Brasil registra 200 casos de tuberculose por dia

Agência Brasil
25 mar 2020 às 11:00
- Reprodução/Agecom Bahia
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil ainda registra 200 novos casos de tuberculose por dia, segundo dados do Ministério da Saúde. No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, a pasta realiza uma ação para alertar sobre importância de completar o tratamento da doença, evitando a transmissão para outras pessoas e o aumento dos casos de morte.

A tuberculose é uma doença grave e está entre as 10 causas de morte no mundo: são 10 milhões de casos por ano e mais de um milhão de óbitos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Brasil, em 2019, foram registrados 73.864 mil casos novos da doença. A taxa de mortalidade caiu cerca de 8% na última década. Foram 4.881 mortes em 2008, contra 4.490 em 2018.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a tuberculose, se não for tratada adequadamente, pode ser uma causa de agravamento de um quadro de infecção pela covid-19. Médicos ouvidos pela Agência Brasil fazem recomendações a pacientes com quadros respiratórios graves. Eles devem estar mais atentos a cuidados básicos de higiene e acompanhamento especializado.

Apesar de ter cura, é justamente o abandono do tratamento o principal motivo para a tuberculose ainda continuar causando mortes no país. O tratamento oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) dura, em média, seis meses. Apesar da melhora dos sintomas já nas primeiras semanas após início, a cura só é garantida ao final da terapia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade