Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Boletim

Brasil registra 674 novas mortes por coronavírus e é o terceiro país com mais casos no mundo

Paulo Saldaña e Ricardo Della Colletta - Folhapress
19 mai 2020 às 08:17
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil registrou nesta segunda-feira (18) 674 novas mortes por coronavírus, 13.140 novos casos e é agora o terceiro país com mais casos no mundo ao superar o Reino Unido - são 254.220 ao todo, contra 244.995 dos britânicos.

O total de óbitos no Brasil é de 16.792. Outros 2.277 óbitos estão em investigação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No fim da semana, os dados costumam cair porque os laboratórios trabalham em esquema de plantão. O mesmo ocorre na segunda, que abrange dados de domingo. Os números diários do Brasil devem crescer nesta semana, porém.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil


Os dois países à frente do Brasil em número de casos são EUA (cerca de 1,5 milhão) e Rússia (290 mil), segundo a Universidade Johns Hopkins (EUA), que monitora dados da pandemia de Covid-19. No fim de semana, o Brasil ultrapassou Espanha (230 mil casos) e Itália (225 mil).

Publicidade


Na semana anterior, cruzou a barreira simbólica dos 10 mil óbitos -um salto de mais de 50% nas mortes em sete dias.


Os cinco primeiros países com mais mortes são EUA (89 mil), Reino Unido (cerca de 35 mil), Itália (cerca de 32 mil), França (28 mil) e Espanha (27 mil). O Brasil vem em seguida. No entanto, a Rússia, o segundo país com mais casos, lista menos de 3.000 mortes, um alvo de desconfiança interna e externa.

Publicidade


Os números reais devem ser ainda maiores devido à falta de testagem em massa e à subnotificação.


São Paulo continua sendo o estado brasileiro com maisregistros, com 63.066 casos e 4.823 mortes. Na sequência aparecem o Rio de Janeiro (2.852 mortes) e Ceará (1.748 mortes).

Publicidade


Dados consolidados até domingo (17) mostram que 58,7% dos municípios brasileiros (3.270) já registraram casos de infecção pela Covid-19. Houve mortes em 21,9% das cidades (1.220).


Em entrevista coletiva concedida nesta segunda em Brasília, o secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, disse que a doença tem um avanço consistente no país. Ele fez questão de comparar, entretanto, a situação do Brasil com outros países na relação entre óbitos e população.

Publicidade


Segundo dados apresentados pela pasta, o país fica em 38º quando levado em conta a incidência da doença por cada milhão de habitantes. "Com relação à taxa de mortalidade, o Brasil está na 18ª posição", disse.


Questionado na semana passada sobre a diferença entre o número de mortes causadas pelo coronavírus no Brasil e na Argentina, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sugeriu que a comparação entre os dois países deve ser feita de maneira proporcional às suas populações, e não por números absolutos.

Publicidade


A comparação revela uma situação muito mais preocupante por aqui do que no país vizinho. A taxa de mortes por milhão de habitantes na Argentina era, até semana passada, de 7,9 e no Brasil, o índice é cerca de 10 vezes maior.


O Brasil registra, segundo o governo federal, 139.622 hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave - 39.064 por Covid-19 e outras 47.873 sob investigação.

Entre os óbitos no Brasil, 69% tinham acima de 60 anos e 64% apresentavam pelo menos um fator de risco, como cardiopatia ou diabetes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade