Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Boletim nacional

Brasil tem 1.164 novas mortes por Covid-19 e total de óbitos passa de 104 mil

- AEN-PR
Folhapress
13 ago 2020 às 08:06
Publicidade
Publicidade

O Brasil registrou 1.164 mortes por Covid-19 e 58.081 novos casos da doença nas últimas 24 horas. Com os números desta quarta-feira (12), o país acumula 104.263 óbitos e 3.170.474 infectados na pandemia do novo coronavírus.


Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais. O balanço é fechado diariamente às 20h.

Publicidade
Publicidade


Além dos dados diários do consórcio, a Folha de S.Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

OMS alerta para falsificações do Ozempic

Imagem de destaque
Neuralink

Humano recebe primeiro implante de chip cerebral de empresa de Elon Musk

Imagem de destaque
521 municípios

Distribuição de doses da vacina contra a dengue pode começar na 2ª semana de fevereiro

Imagem de destaque
Entenda

Londrina deve adotar medidas para sanar problemas em serviços residenciais terapêuticos


De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 978, o que mantém uma posição de estabilidade nos dados, embora com números elevados.

Publicidade


A média móvel de mortes das regiões mostra que o Sul é a que permanece com forte expansão da pandemia, com aumento de 15% em relação à média de 14 dias atrás. O estado com maior aumento de média móvel é Santa Catarina (61%).


No Centro-Oeste, onde o coronavírus ainda preocupa, houve crescimento de 2% na média móvel. O Sudeste, que nesta terça-feira (11) apresentou crescimento, agora tem queda de 9%.

Publicidade


A região Norte, onde a pandemia vinha arrefecendo, agora está estável, puxada principalmente pelo Amazonas e o Tocantins, onde o crescimento da média móvel foi de 59% e 37%, respectivamente.


O Brasil tem uma taxa de cerca de 49 óbitos por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortes, e o Reino Unido, ambos à frente do Brasil na pandemia (ou seja, começaram a sofrer com o problema antes), têm 50 e 69,8 mortes para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

Publicidade


O México, que ultrapassou o Reino Unido em número de óbitos, tem 40,8 mortes para cada 100 mil habitantes.


Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 11 mortes por 100 mil habitantes.

Publicidade


A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.


Segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira, o Brasil registrou nas últimas 24 horas 55.155 casos de contaminação pelo novo coronavírus e 1.175 mortes em decorrência da Covid-19.

Publicidade


Desde o início da pandemia, já são 104.201 óbitos acumulados e 3.164.785 casos confirmados no país.


Entre os estados, São Paulo ainda soma o maior número total de registros -são 655.181 casos e 25.869 mortes. Em seguida na lista, aparecem Bahia, Ceará e Rio de Janeiro.

No período, 2.309.477 pessoas se curaram da doença.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade