Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta sábado

Brasil tem mais de 100 mil pontos de vacinação no Dia D contra a pólio

Agência Brasil
15 ago 2015 às 09:10

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste sábado (15) é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. Mais de 100 mil pontos de vacinação espalhados por todo o país – unidades de saúde, postos volantes em escolas, praças e locais públicos – estarão abertos neste sábado durante a mobilização. Até o dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde pretende imunizar, pelo menos, 12 milhões de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos.

O Ministério da Saúde alerta que crianças com infecções agudas, febre acima de 38 graus Celsius (ºC) ou hipersensibilidade a algum componente da vacina devem ser avaliadas por um médico para saber se a imunização é indicada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa e afeta o sistema nervoso provocando paralisia irreversível. Apesar de o Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, o ministério alerta que é importante imunizar as crianças para evitar que a doença volte a ser registrada em território nacional, pois em outros países ainda há casos de infecção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência


Durante a campanha, os pais podem colocar em dia outras vacinas dos filhos. Serão aplicadas doses contra rotavírus, varicela, meningites, tuberculose, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, febre amarela, hepatites. Basta que os pais levem a caderneta da criança para que os profissionais de saúde avaliem as doses atrasadas.

Para facilitar o acompanhamento do calendário de vacinação, o ministério disponibiliza o aplicativo Vacinação em Dia. Ele permite que o usuário verifique o calendário tanto das vacinas para adultos quanto para as crianças e calcula quando a pessoa deve comparecer ao posto para tomar uma nova dose. Na ferramenta, estão disponíveis informações sobre todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e lembretes das campanhas. O aplicativo está disponível para tablets e smartphones com sistemas operacionais iOS e Android.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo