Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Continue a se cuidar!

Brasil tem tendência de crescimento nos casos de SRAG, diz InfoGripe

Redação Bonde com Agência Brasil
05 jul 2022 às 07:15
- Andrea Piacquadio/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Boletim Infogripe, divulgado na segunda-feira (4) pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mostra o retorno do crescimento no número de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda) no Brasil -  a maior parte deles, 77,6%, positivos para Sars-CoV-2, vírus da Covid-19. O informe semanal aponta que a possível interrupção do crescimento sinalizada na última edição não continuou.


A análise se refere ao período de 19 a 25 de junho. Houve crescimento tanto na tendência de longo prazo, que considera os casos das últimas seis semanas, quanto na tendência de curto prazo, das últimas três semanas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme o Infogripe, a prevalência nos casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 2,4% para influenza A, 0,1% para influenza B, 7,6% para VSR (vírus sincicial respiratório) e 77,6% para Sars-CoV-2 (novo coronavírus).

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


Entre as mortes deste período, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1% para influenza A, 0,1% para influenza B, 1,4% para VSR e 94,5% para Covid-19.

Publicidade


Em bebês e crianças de 0 a 4 anos, o boletim demonstra que os casos do novo coronavírus se aproximam dos de VSR, que corresponderam a 36% e 39%, respectivamente.


Os dados mostram que 16 das 27 unidades federativas têm sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Publicidade


Nos estados das regiões Sudeste e Sul há indícios de possível interrupção na tendência de crescimento nas últimas semanas, que devem ser reavaliados nas demais atualizações para confirmação.  


Mesmo com o crescimento dos casos de SRAG no país, o Infogripe coloca que há sinal de desaceleração entre a população adulta, especialmente nas faixas etárias a partir de 50 anos. Nas crianças e adolescentes há manutenção sinal de queda nos grupos de 0 a 4 e 5 a 11 anos.


Em 2022, conforme o boletim, foram notificados 175.110 casos de SRAG, dos quais 86.005 (49,1%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 65.440 (37,4%) negativos, e ao menos 14.317 (8,2%) aguardam resultado laboratorial.


Em 2022, quanto aos casos de SRAG, foram registradas 28.812 mortes, sendo 21.957 (76,2%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 5.442 (18,9%) negativos, e ao menos 597 (2,1%) aguardando resultado laboratorial.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade