Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Preocupante!

Brasil ultrapassa 101 mil casos confirmados e 7 mil mortes por coronavírus

Artur Rodrigues e Natália Cancian - Folhapress
04 mai 2020 às 08:13
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sessenta e sete dias após o primeiro caso confirmado, Brasil chegou a 101.147 registros da doença e 7.025 mortes pelo novo coronavírus, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde deste domingo (3).

Segundo o governo, foram 275 novas mortes confirmadas nas últimas 24 horas, além de 4.588 novos casos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O número, porém, está abaixo do total registrado nos últimos cinco dias, quando a média diária de mortes confirmadas ficou acima de 400. Em geral, o Ministério da Saúde diz que uma queda é esperada aos sábados e domingos e primeiros dias da semana.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


Atualmente, a taxa de mortalidade é de 6,9%.

Publicidade


Epicentro da crise, São Paulo teve 2.627 mortes e 31.772 casos confirmados. O índice de isolamento social vem caindo no estado, o que preocupa autoridades. No sábado (2), o isolamento foi de 53%. Na quinta-feira (30), porém, essa taxa chegou a 46%, menor marca das últimas semanas.


Atrás de São Paulo, o Rio de Janeiro tem 11.139 casos e 1.019 mortes. O estado é seguido no ranking por Pernambuco (8.643 casos e 652 mortes) e Ceará (8.370 casos e 663 óbitos).

Publicidade


No quinto lugar, está o estado do Amazonas, com 6.683 contaminações e 548 mortes.


Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam ainda os estados do Amapá, Amazonas, Roraima, Ceará e Pernambuco como aqueles que apresentam as maiores taxas de incidência da Covid-19 –indicador que abrange o total de casos pela população.

Publicidade


No Amapá, por exemplo, esse índice é de 1.752 casos a cada 1 milhão de habitantes. Em Amazonas, de 1.612. A alta incidência no estado levou o ministro da Saúde, Nelson Teich, a programar a primeira visita no cargo à região para este domingo.


O ministério também anunciou o envio de 267 profissionais para dar apoio no atendimento, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e biomédicos. Deste total, 236 são de Manaus e o restante de outras regiões.

Publicidade


O grupo corresponde a uma parcela de profissionais que se inscreveram no programa "Brasil Conta Comigo". A estratégia prevê a possibilidade de contratação temporária de profissionais extras por seis meses em regiões com maior número de casos. A previsão é que eles comecem a atuar ainda nesta semana.


Inicialmente, o ministério falava em enviar até 581 profissionais a Manaus. Questionada sobre a diferença, a pasta não respondeu até o momento.

Publicidade


Além do Amazonas, outros estados também apresentam aumento nos registros.


Segundo especialistas, o total de casos no país também tende a ser maior, já que há atrasos no diagnóstico e os testes são em geral limitados a casos graves.

Publicidade


Atualmente, o Brasil tem 1.364 mortes sob investigação para o Covid-19. A pasta não informou o total de casos suspeitos em análise, incluindo registros de pacientes atendidos em hospitais.


Ainda de acordo com o ministério, ao menos 42.991 pacientes já se recuperaram da doença, o equivalente a 42,5% do total. Outros 51.131 estão em acompanhamento, e 7.025 morreram.


Balanço divulgado pela pasta dá outras pistas do avanço da epidemia no país.


Um exemplo é o aumento no número de internações por síndrome respiratória aguda grave no país, quadro que pode ser causado pela Covid-19 ou outros vírus respiratórios.


Ao todo, foram 85.718 hospitalizações neste ano, um aumento de 531% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a pasta, atualmente, o novo vírus tem respondido pela maior parte dos casos já submetidos a exames.


O epicentro mundial da pandemia, hoje, são os Estados Unidos. Até a tarde deste domingo, o país que até a tarde deste sábado confirmava cerca de 1,14 milhão de contaminações, de acordo monitoramento da universidade americana Johns Hopkins. Já morreram até agora 65,6 mil pessoas no país.


Na sequência, vem a Espanha, com mais que dobro de casos do Brasil, cerca de 216 mil contaminações. Lá, no entanto, o pico já passou, isto é, o número de novos casos vem diminuindo.

Isso permitiu o país começar a afrouxar o lockdown (quarentena severa, com proibição de sair à rua sem justificativa). Depois de mais de dois meses, os espanhóis puderam sair para praticar atividades físicas ao ar livre pela primeira vez neste sábado.
Itália, Reino Unido e França aparecem na sequência, com as situações mais severas da Europa e do mundo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade