Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tecnologia em Fármacos

Brasil vai produzir medicamento inovador contra tuberculose

Redação Bonde/ Portal Brasil
25 nov 2014 às 14:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto de Tecnologia em Fármacos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), obteve nesta segunda-feira (24) o registro de novo medicamento contra a tuberculose, o 4 em 1, que reúne quatro princípios ativos em um só comprimido.

O deferimento foi dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a Fiocruz, somente no ano passado, o Brasil registrou 71.123 novos casos da doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa formulação em dose fixa combinada é a mais eficaz no combate à tuberculose.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 350 mil

Queixas contra planos de saúde quase quadruplicam em cinco anos

Imagem de destaque
Entenda

Redes de fast food não planejam retirar cebola do cardápio no Brasil

Imagem de destaque
Reunião global

Organizações elaboram carta para Unesco por justiça racial na educação

Imagem de destaque
Neuro do pugilista

Doença do Maguila também pode ser causada por violência doméstica, diz médico


O medicamento permite melhor adesão e redução das taxas de abandono do tratamento, que é demorado. Os princípios são: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.

Publicidade


A fabricação do 4 em 1 por Farmanguinhos é fruto de parceria feita em 2010 com o laboratório indiano Lupin.


De acordo com a gerente do projeto na Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico da Farmanguinhos, Gisele Moreira, ao longo de três anos, o instituto receberá gradualmente a tecnologia para a produção no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), no Rio de Janeiro.

Publicidade


"De acordo com o cronograma, a produção em Farmanguinhos deve começar em 2017", informou Gisele. Nesse período inicial, o laboratório indiano se compromete a abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS) com o medicamento.


Segundo o Ministério da Saúde (MS), anualmente, o Brasil investe cerca de R$ 11 milhões em ações contra a tuberculose.

Publicidade


Com o 4 em 1, a Farmanguinhos ampliará para quatro a linha de medicamentos para tratamento da doença, já que produz também a etionamida, a isoniazida e a isoniazida + rifampicina.


Doença

Publicidade


A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões. São notificados anualmente cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo.


Embora curável em praticamente 100% das novas ocorrências, a doença mata mais de 1 milhão de pessoas por ano, informa a Organização Mundial da Saúde. A tuberculose matou mais de 4,4 mil brasileiros em 2012.


Entre os mais vulneráveis à doença estão os moradores de rua, cujo risco de infecção é 44 vezes maior do que o da população geral.

Em seguida, vêm as pessoas com HIV/aids, cujo risco é 35 vezes maior, a população carcerária, com 28 vezes mais risco, e os indígenas, com risco três vezes maior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo