Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Autorização

Butantan entra com pedido na Anvisa de aval para uso emergencial da vacina Coronavac

Natália Cancian - Folhapress
08 jan 2021 às 17:41
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Butantan pediu oficialmente à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quinta-feira (7) autorização para uso emergencial, no Brasil, da vacina Coronavac, nome dado à vacina contra Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e que, no Brasil, é fabricada pelo laboratório paulista.


A informação foi confirmada pela agência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esse é o primeiro pedido de autorização para que uma vacina contra a Covid-19 possa ser aplicada no país. Agora, a Anvisa terá dez dias para analisar os dados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

Imagem de destaque
Veja os sintomas

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil


Em nota, a Anvisa diz que já iniciou a triagem dos documentos presentes na solicitação e da proposta de uso emergencial.
A agência diz que pretende usar as próximas 24h para fazer uma triagem do processo e checar se todos os documentos necessários estão disponíveis. "Se houver informação importante faltando, a Anvisa pode pausar o prazo e solicitar as informações adicionais ao laboratório", informa.

Publicidade


A solicitação ocorre um dia após o instituto iniciar uma série de reuniões de pré-submissão dos dados à agência -espécie de pontapé para o pedido de aval. Conforme antecipou o jornal Folha de S.Paulo, o Butantan divulgou dados que mostram que a vacina teve eficácia de 78% nos estudos finais feitos no Brasil.


O percentual se aplica à prevenção de casos leves da doença. Casos moderados e mortes foram completamente evitados no estudo, que teve dados revisados na Áustria pelo Comitê Internacional Independente.

Publicidade


Embora a Anvisa dê o prazo de dez dias, a expectativa de membros do Butantan é que a análise ocorra de forma rápida, já que o instituto já compartilhava dados da vacina com a agência nos últimos meses, por meio de um processo chamado de submissão contínua.


Além do Butantan, a expectativa é que a Fiocruz, que acompanha estudos da vacina de Oxford, também entre com pedido de uso emergencial da vacina nesta sexta (8).

Publicidade


Nesta quinta (7), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a pasta assinou um contrato com o Butantan para compra de 100 milhões de doses da Coronavac. Segundo o ministro, o contrato prevê que as primeiras 46 milhões de doses sejam entregues até abril, e que o restante (54 milhões) seja repassado pelo instituto paulista ao governo federal no decorrer do ano.


A medida ocorre após idas e vindas em acordos envolvendo a vacina.

Publicidade


A vacina Coronavac esteve nos últimos meses no centro de uma guerra política entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador paulista, João Doria (PSDB), que são adversários para a eleição de 2022.


Em outubro, o Ministério da Saúde chegou a divulgar que compraria 46 milhões de doses da Coronavac, mas recuou após interferência do presidente. "Não será comprada", disse Bolsonaro, sobre o que chamou de "vacina chinesa do João Doria".
O imunizante voltou a ser citada no plano nacional de vacinação contra a Covid-19 no fim de dezembro.

Publicidade


Uma edição extra do "Diário Oficial da União" com uma dispensa de licitação para aquisição da vacina no valor de R$ 2,7 bilhões também foi publicada nesta quinta (7). A previsão é que cada dose da vacina do Butantan custe pouco mais de US$ 10 -são necessárias duas para a vacina ter eficácia.


Ao fazer o anúncio, Pazuello afirmou ainda que toda a produção do Butantan será incorporada ao PNI (Plano Nacional de Imunização).


O governo paulista já anunciou que pretende iniciar uma campanha de vacinação no estado com o imunizante no dia 25 de janeiro.

Segundo a Anvisa, a análise do pedido de uso emergencial será feita por uma equipe multidisciplinar, que envolve especialistas de diferentes áreas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade