Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Neste mês

Butantan inicia testes de soro contra a Covid-19 em humanos em abril

Leonardo Martins - Folhapress
04 abr 2021 às 16:10
- Acácio Pinheiro/Agência Brasília
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Butantan deve iniciar já em abril os testes em humanos de um soro contra a Covid-19 feito a partir do plasma do sangue de cavalos expostos ao Sars-CoV-2. Com os ensaios já em preparação, uma reunião deve ser realizada na próxima semana para definir os últimos detalhes. A informação foi confirmada ao UOL pelo instituto.


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deu aval para o início dos testes pelo Butantan na semana passada. Os últimos documentos requisitados pelo órgão já foram entregues à agência e as observações do órgão aos preparativos do estudo estão sendo adotadas pelo instituto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em nota, a Anvisa ressaltou que já deu autorização para o início dos testes e que ainda aguarda o Butantan entregar o "termo de compromisso", que determina realização de estudos prévios antes de testar o soro nos voluntários.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do composto vão se reunir durante a semana para definir os detalhes do ensaio clínico.

Publicidade


Sabe-se que o fármaco será aplicado em adultos recém-infectados pela doença, no início dos sintomas, para evitar que eles manifestem quadros graves da doença. Cabe aos cientistas, agora, definir quais serão as doses aplicadas em cada pessoa e em quais hospitais os testes serão realizados.


Nos bastidores do Butantan, o avanço do soro contra a Covid-19 é comemorado tanto quanto o desenvolvimento das vacinas CoronaVac e Butanvac.

Até agora, o soro só foi testado em animais, como hamsters, e atingiu as expectativas dos cientistas em relação à eficácia. Os animais, infectados pelo vírus e após desenvolverem um caso grave, receberam uma dose do soro e apresentaram melhora clínica "muito significativa", principalmente no combate à inflamação nos pulmões, segundo uma fonte que coordena os estudos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade