Saber qual é o período certo de amamentar, quais vacinas devem ser aplicadas e o que fazer em caso de acidente doméstico são algumas das orientações que a Caderneta de Saúde da Criança oferece aos pais.
A publicação, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, reúne aspectos importantes para a vida da criança. É o que explica o coordenador Geral de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.
"Lá na maternidade, ao nascer, os profissionais de saúde registram dados do nascimento do bebê. Qual foi o peso, a altura do nascimento, como foram as condições de nascimento dessa criança, é registrado os dados da família. Vira quase que um diário sobre as questões que são importantes para a saúde da criança. Ela tem orientações muito importantes dos primeiros cuidados com o bebê ao nascer, de como facilitar o aleitamento materno, de como cuidar do umbigo."
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
A recepcionista Sandrelí Olimpo ficou apreensiva ao ver a filha de dois anos com infecção intestinal. Mas ela conta que resolveu o problema graças às informações encontradas na Caderneta de Saúde da Criança.
"Folheando a cartilha, eu vi que tinha algumas orientações quanto à infecção. Aí eu me orientei por ela em relação ao soro caseiro, porque eu não sabia o quantitativo de sal, nem de açúcar para ser usado. A questão da minha filha ter melhorado foi através da cartilha", destaca.
Além de oferecer informações sobre os cuidados essenciais com a saúde na infância, o coordenador Geral de Saúde da Criança, Paulo Bonilha, explicou que a Caderneta também disponibiliza um espaço para que os pais acompanhem o desenvolvimento motor dos filhos.
"Temos também, um espaço muito importante com os chamados marcos do desenvolvimento infantil. Quer dizer, em torno de seis meses é esperado que o bebê comece a se sentar. Então, tem toda essa orientação para as famílias, inclusive estimularem que a criança alcance esses marcos do desenvolvimento para cada faixa etária".
A Caderneta de Saúde da Criança está disponível gratuitamente nas maternidades e também pela internet.
Veja a cartilha clique aqui.