Mais de cinco mil pessoas já utilizam as facilidades do aplicativo "Caixa de Remédios", desenvolvido pela empresa brasileira Ambiente Medicamento. O software não funciona apenas como agenda de medicação, mas também pode identificar o remédio através do scanner do celular, fazendo a leitura do código de barras. Ele permite visualizar a rotina do paciente e é o único que tem um banco de dados com mais de 16.000 medicamentos comercializados no Brasil.
Conforme estimativa do IBGE, quase um terço da população do país sofre de doenças crônicas, cerca de 59 milhões de pessoas, dos quais muitos são idosos.
O aplicativo é de grande utilidade para os pacientes que precisam de mais de um medicamento por dia. "Como a caixa de remédios tem sido, na prática, o meio mais usado pelos pacientes para controlar sua medicação, nós resolvemos adaptar esse método para a mídia eletrônica, aproveitando os recursos disponíveis nos smartphones", explica o diretor da Ambiente Medicamento, Antonio Carlos Zanini.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
O aplicativo também permite que um familiar ou cuidador de crianças ou idosos supervisione a medicação de vários pacientes à distância. Ele detalha de maneira simples e rápida qual é a fórmula do produto, alerta se pode ser usado na gravidez e se existe interação com alimentos. "Com essas ferramentas, as chances de acidentes com medicamentos diminuirão significativamente", afirma Zanini.
Para instalar o app é preciso ter um dispositivo com o sistema operacional Android 2.3 ou superior. A versão é gratuita. Basta digitar "Caixa de Remédios", com aspas e baixar. Em breve estará disponível também para a plataforma iOS.