A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé, através do CAPS II e CAPSI, promoverá ações no município nesta sexta-feira (16), em prol da propagação de informações sobre doenças e transtornos mentais que atingem mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado no dia 18 de maio.
A campanha tem a intenção de incluir o indivíduo com transtorno mental na família e na sociedade, enquanto cidadão de direitos, entendendo que toda pessoa pode e deve viver em liberdade e com saúde.
Dentre as ações realizadas pela Secretaria, técnicos e usuários dos serviços de saúde mental do município estarão no calçadão das 10h às 15h, para divulgação dos trabalhos realizados, orientações e pesquisa junto à população acerca desse tema.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Cento de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) orientações também serão disponibilizadas a população, além da implantação de um questionário para que a Secretaria de Saúde do Município saiba quais são as informações que chegam até a comunidade.
Os atendimentos em Saúde Mental no Brasil evoluíram segundo informações cedidas pelo Ministério da Saúde, porém a Luta Antimanicomial continua. Ela ainda apresenta em sua caminhada debates sobre rumos, colocando em cenários diversos usuários, familiares e trabalhadores como protagonistas do processo em curso na construção de uma nova forma de cuidado em saúde mental.