Caminhoneiros que passarem pelo Porto de Paranaguá até esta quinta-feira (18) terão acesso a serviços de saúde oferecidos na 17ª edição da Exposafra. Um estande da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) oferece, das 15h às 21h, testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis, além de grupos que passam orientações e informações importantes sobre prevenção de doenças.
A 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, Terezinha Kersten, explica que a feira é uma boa oportunidade para que os caminhoneiros possam ter acesso a importantes serviços de saúde. "Os caminhoneiros estão acostumados a viver na estrada e por isso não têm muito tempo para cuidar da saúde. Com o estande na feira, pudemos chegar mais perto deste grupo considerado de risco para diversas doenças".
Estima-se que nos quatro dias de feira mais de 400 testes rápidos sejam realizados. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, diz que os testes facilitam o diagnóstico precoce de doenças que muitas vezes não manifestam sintomas. "Quanto mais cedo for o diagnóstico e o início do tratamento, maiores as chances de cura do paciente", ressaltou.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Para realizar os testes, basta apenas uma gota de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado sai em cerca de 30 minutos e, caso dê positivo, o paciente já é encaminhado imediatamente para o tratamento. Antes e após o teste, a equipe de saúde também faz um breve aconselhamento sobre as medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis.