A campanha de vacinação contra o sarampo encerra na sexta-feira (13). Doses da vacina tríplice viral, que protegem contra o sarampo, caxumba e rubéola, estão disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Londrina, tanto na área urbana como nos distritos e patrimônios. Com um extenso público-alvo, para a faixa etária de 5 a 59 anos, no Paraná, o alvo é imunizar principalmente os jovens de 20 a 29 anos, que recebem uma dose extra da vacina. Até a quarta-feira (11), Londrina registrou a aplicação de 4.228 doses desde o início da ação.
O objetivo da campanha de vacinação contra o sarampo é impedir o contágio, principalmente em pessoas que ainda não foram vacinadas. Em Londrina, oito pessoas tiveram a doença no segundo semestre de 2019. E neste ano, uma mulher teve o diagnóstico confirmado após contato direto com um paciente que também teve a doença. Com isso, após 21 anos sem qualquer registro de sarampo, Londrina confirmou nove casos nos últimos meses.
Os jovens com idade de 20 a 29 anos devem receber a dose extra da vacina mesmo que estejam com o esquema vacinal completo. Já os demais grupos, incluindo crianças, adolescentes e adultos, terão seu histórico de vacinação analisado e vão receber a dose faltante, caso seja necessário.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Para receber a imunização contra o sarampo, basta comparecer na UBS mais próxima de sua residência, tendo em mãos documento de identificação e a caderneta de vacinação. Caso não possua a caderneta, é possível solicitar uma nova via na unidade.
Dados
Desde o início da campanha, que ocorreu no dia 10 de fevereiro, foram aplicadas 4.228 doses da vacina tríplice viral nas UBSs de Londrina. Dentre este total, 1.796 aplicações foram em pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos, 1.132 para a faixa etária de 50 a 59 anos, 907 em pessoas com idade de 30 a 49 anos, e outras 176 doses para a faixa de 5 a 19 anos.