A Campanha Nacional de Atualização Vacinal, que terminou na última sexta-feira (24), conseguiu aplicar 17.609 doses em Curitiba. Além do esquema de imunização de rotina, 4.171 doses de vacina contra a gripe, que continua sendo ofertada para crianças de até seis anos, foram aplicadas. As informações são da Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde.
Para a diretora de Epidemiologia do município, a pediatra Karin Luhm, a campanha foi positiva. "A cobertura só não foi maior porque ela já é muito boa. Além da participação das famílias e dos cuidadores, conta muito para isso o fato de acompanharmos o calendário vacinal on line e, por isso, termos condições de fazer a busca ativa das crianças com doses em atraso. Se elas não chegam às unidades, fazemos contato com as famílias. Poucas não comparecem", explicou.
Além das crianças, são esperados na rotina das unidades de saúde todos os adolescentes, adultos, jovens e idosos com vacinas em atraso. Para saber quais doses devem ser tomadas, basta consultar a carteirinha de vacinação e levar o documento no dia da vacinação.