Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pneumonia doença é a principal causa de morte de crianças no mundo. Ela causa infecção nos pulmões e, na maioria das vezes, é causada por uma bactéria. A cada ano, são cerca de 1,6 milhões de óbitos de menores de cinco anos. De acordo com dados do DATASUS, ligado ao Ministério da Saúde, a pneumonia é uma doença que afeta cerca de 2,1 milhões de brasileiros por ano.
O ar seco e frio do inverno causa lesões nas mucosas do nariz e de outros órgãos que levam o ar aos pulmões, comprometendo as células de defesa e aumentando as chances de contágio. Pessoas com o sistema imune debilitado por causa de gripe, tabagismo, doenças crônicas, respiratórias, cardíacas, doenças associadas ao diabetes, além de idosos, têm mais riscos de contrair a doença.
Hábitos saudáveis, como boa alimentação e exercícios regulares, lavar as mãos frequentemente para matar os germes, não fumar e tomar vacina são as principais formas de combate à doença. "Além da tradicional campanha de vacinação contra a gripe, prevista para acontecer entre abril e maio, neste ano estamos ofertando vacina também contra a pneumonia, a baixo custo para advogados e dependentes, para que estejam todos preparados e devidamente protegidos quando chegar o inverno, a estação de maior incidência dessas doenças", observa Artur Piancastelli.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Adesão
Interessados em participar da campanha devem fazer reserva mediante preenchimento de ficha cadastral no site. Os valores são de R$ 98,00 para advogados, adimplentes com a anuidade da OAB Paraná, e R$ 160,00 para dependentes estatutários por dose, com pagamento antecipado até o dia 17 de fevereiro.
A aplicação da vacina, que tem dose única, a partir dos 3 anos e sem limite de idade, será na primeira quinzena de março, na sede da Seccional e nas Subseções da OAB em todo o estado, desde que com o mínimo de cinco interessados. A vacina é a PREVENAR 13, fabricada pela Pfizer, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo.