Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Siga os protocolos!

Campanha reforça cuidados que devem ser mantidos por idosos mesmo após vacinação

AEN-PR
19 mai 2021 às 14:28
- SESA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Mesmo que grande parte da população idosa paranaense já tenha sido vacinada contra a Covid-19, ainda não é hora de relaxar com os cuidados que evitam a disseminação do novo coronavírus. É o que reforça uma campanha desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde para ser divulgada nas redes sociais. A peça contém ilustrações com situações cotidianas que devem ser seguidas pelos idosos e seus familiares.

Essa atenção é necessária porque, mesmo que a vacina ofereça uma grande proteção contra a Covid-19, principalmente nos casos mais graves da doença, a pessoa vacinada ainda pode contrair e disseminar o vírus. Além disso, a resposta do sistema imunológico só estará completa um mês após a aplicação das duas doses do imunizante, e enquanto a maioria da população não estiver vacinada a possibilidade de contaminação ainda existe.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Neste momento em que o Paraná está finalizando a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos, por meio do trabalho incansável das equipes municipais, temos que reforçar que todos os cuidados sejam mantidos para evitar a transmissão do vírus para essas pessoas, que são sempre as mais suscetíveis a casos graves e a óbitos”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Ela explica que ainda é necessário que os familiares mantenham o distanciamento físico, o uso de máscara e a higienização frequente das mãos. "São medidas que devem continuar sendo tomadas até que possamos vacinar em torno de 60% a 70% da população paranaense. Todo cuidado é pouco, ainda não encerramos a pandemia e precisamos, mesmo com a vacinação, manter os cuidados de prevenção”, completa.


CUIDADOS ESSENCIAIS – Aqueles cuidados essenciais, que são divulgados desde o início da pandemia de Covid-19, precisam ser mantidos: o uso de máscara sempre cobrindo completamente o nariz e a boca, o distanciamento de pelo menos dois metros de distância entre pessoas que não moram na mesma casa, manter os ambientes sempre bem ventilados, evitar reuniões e encontros entre as pessoas, principalmente em locais com pouca ventilação, lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel 70% e a limpeza e desinfecção de objetos que são usados frequentemente.

VACINAÇÃO – Até esta quarta-feira (19), cerca de 93% das pessoas com 60 anos ou mais tinham recebido a primeira dose da vacina do Paraná, sendo que metade delas completou o ciclo vacinal, com a aplicação das duas doses. O Vacinômetro da Secretaria da Saúde mostra, também, que entre a população com mais de 70 anos, 95% foi vacinada com a primeira dose, sendo que 82% está com o ciclo vacinal completo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade