Entre os homens brasileiros uma das doenças mais preocupantes e assustadoras
certamente é o câncer de próstata. Para quem não sabe, a próstata é uma glândula que só os homens possuem e que se localiza na parte baixa do abdômen. Trata-se de um órgão pequeno - com formato semelhante ao de uma maça - que fica posicionado abaixo da bexiga e à frente do reto.
Além de envolver a porção inicial da uretra - tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada - a próstata também é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido espesso que contêm os espermatozoides liberados durante as relações sexuais. Quando acontece um crescimento anormal e incontrolado das células do órgão, o homem provavelmente já desenvolveu a doença ou está prestes a entrar nas expectativas do Inca.
Segundo Marcus Vinicius Mesquita, diretor da clínica Alphasonic – especializada em diagnósticos avançados por imagem – o câncer de próstata é curável. "É importante diagnosticar a doença logo no início para que ela não se espalhe para outras partes do corpo. As metástases sempre complicam o tratamento da doença. Quanto mais cedo ele for detectado, menos agressivo será o tratamento", afirma.
Leia mais:
Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise
Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
Prevenção x Diagnóstico
A partir dos 45 anos da idade os homens já precisam se preocupar em fazer exames preventivos. O PSA (exame de sangue) deve ser feito anualmente para investigar se não existem anormalidades no órgão. Caso tenha alguma alteração neste exame, a próxima indicação é que o paciente fala um ultrassom de próstata transretal. "Aqui na clínica oferecemos o que há de mais moderno para este exame, que detecta tumores pequenos ou aqueles localizados em áreas da próstata não alcançadas pelo toque retal, que também deve ser feito por um médico anualmente. Nossos equipamentos contam com a mais alta tecnologia para garantir, além de conforto na hora dos exames, um diagnóstico seguro e eficiente", comenta o Marcus.
Mesquita disse ainda que caso os exames acima mencionados apontem irregularidades, o próximo passo é que o paciente faça uma biópsia, que nada mais é do que a retirada de uma amostra de tecido de partes da próstata para confirmar a doença e saber o grau em que ela se encontra.
"Não existem estudos comprobatórios sobre as causas do câncer de próstata, mas algumas pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais e genéticos, hábitos alimentares e condições ambientes como fatores de risco", explica o diretor da Alphasonic.
Sintomas
Grande parte dos cânceres de próstata cresce lentamente e não apresentam sintomas. No entanto, com o passar do tempo, os homens podem ter dificuldades para urinar, podem apresentar um jato urinário fraco ou ainda um aumento do número de micções. "Estes sintomas não indicam necessariamente a presença do câncer, mas já são motivos para que o paciente faça uma avalição médica", acrescenta Marcus.
Dados
No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Inca, é o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais prevalece entre os homens, representando cerca de 10% do total de todos os cânceres.