Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tabagismo

Câncer de pulmão em fumantes tem reações mais agressivas

Gabriela Bonin - Folhapress
31 mai 2021 às 14:59
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Aos 73 anos, a cantora Rita Lee foi diagnosticada com um tumor no pulmão esquerdo após exames de rotina. No Brasil, o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres, sem contar o câncer de pele não melanoma e os específicos, e está relacionado ao tabagismo em 85% dos casos.

"Quando falamos de câncer de pulmão, estamos falando de um conjunto de tumores malignos, primários do pulmão, que afetam homens e mulheres, independente deles fumarem ou não", explica Igor Morbeck, oncologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É importante pontuar que o câncer não acontece exclusivamente em fumantes ou ex-fumantes. Todavia, o tabagismo é o maior dos fatores de risco da doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


"Qualquer forma de tabagismo tem risco de causar câncer, seja charuto, cachimbo, cigarro, cigarro de palha. O que acontece é que, na folha, há muitos derivados que são cancerígenos e que, ao serem queimados, causam lesão das células e propiciam o câncer", esclarece o pneumologista do Hospital Santa Catarina, Oliver Nascimento.

Publicidade


Há outros agentes que aumentam o risco de desenvolver a doença, como a exposição à agentes químicos ou físicos, por exemplo fumaças tóxicas, urânio e gás radônio. Fatores genéticos e histórico familiar de câncer de pulmão na família também influenciam os casos.


O câncer de pulmão que se manifesta nos fumantes é diferente daquele dos não fumantes. Segundo o oncologista e presidente do Instituto Oncoclínicas, Carlos Gil Ferreira, as alterações moleculares produzidas pelo tabagismo fazem com que o tumor seja mais instável e agressivo, contando com mais mutações.

Publicidade


"Geralmente, o fumante que desenvolve câncer de pulmão também é um paciente mais idoso e que tem mais comorbidades, já que o tabagismo leva a doenças cardiovasculares e outras alterações que, por si só, já aumentam as chances de óbito", complementa o médico.


Fumantes costumam ter tosse crônica e podem ter algum grau de falta de ar. Logo, a mudança do padrão ou a persistência dos sintomas respiratórios pode acender um alerta para o câncer.

Publicidade


Já em indivíduos não fumantes, o surgimento de sintomas respiratórios que não são característicos de outras doenças do sistema devem ser investigados. Tosse, falta de ar, emagrecimento, dores no peito e rouquidão são exemplos de sinais da doença.


Diagnóstico em fases iniciais possibilita melhor tratamento Assim como em todos os tipos de câncer, o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento do câncer de pulmão. No entanto, os tumores pulmonares geralmente só apresentam sintomas ou sinais em estágios mais avançados, o que dificulta a detecção prévia.

Publicidade


"A recomendação é que todos os fumantes ou ex-fumantes façam tomografias todo ano", informa o oncologista Igor Morbeck.
Em geral, tumores locais em estágio inicial conseguem ser retirados por cirurgia. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas 16% dos tumores de pulmão são diagnosticados em estágio inicial, quando ainda são um câncer localizado.
O rastreamento de câncer de pulmão ainda não é uma prática regulamentada nos sistemas de saúde brasileiros, como é nos casos de câncer de mama com a mamografia. "Estudos recomendam a tomografia de tórax anual para todos os pacientes de risco, o que permite o diagnóstico precoce e um tratamento mais direto e menos complexo", defende Morbeck.


Quando a doença está mais avançada, passa a ser necessário combinar tratamentos como a quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia.

Publicidade


"É importante conhecer o perfil molecular do tumor para determinar o melhor tratamento do paciente. Historicamente, pacientes com metástase eram tratados com quimioterapia. Hoje, principalmente em não fumantes, os pacientes são tratados de acordo com o tipo de mutação que o tumor tem", explica o oncologista Carlos Gil Ferreira.


CÂNCER DE PULMÃO
- No Brasil, o câncer de pulmão é o segundo (2º) mais comum em homens e mulheres, sem contar o câncer de pele não melanoma e os específicos

Publicidade


- Em cerca de 85% dos casos, está associado ao tabagismo


- A mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes é cerca de 15 vezes maior do que entre pessoas que nunca fumaram, enquanto entre ex-fumantes é cerca de quatro vezes maior


FATORES DE RISCO
- Tabagismo


- Exposição ao tabagismo, ou seja, pessoas próximas a fumantes


- Exposição a agentes químicos ou físicos, como urânio, gás radônio, cromo


- Fatores genéticos e histórico familiar de câncer de pulmão


PRINCIPAIS TIPOS
- Câncer de pulmão de não pequenas células: tumores que correspondem a cerca de 85% dos casos e podem ser encontrados em fumantes e não fumantes.


- Câncer de pulmão de pequenas células: tumores agressivos e de rápida disseminação, que correspondem a cerca de 15% dos casos. Praticamente todos os casos estão relacionados ao tabagismo.


SINAIS E SINTOMAS
- Tosse persistente ou com sangue


- Dor no peito


- Rouquidão


- Piora da falta de ar


- Emagrecimento e perda de apetite


- Cansaço e fraqueza


- Em fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns


Atenção: a maior parte dos cânceres de pulmão não apresenta sintomas até estar em estágios mais avançados


MODALIDADES DE TRATAMENTO
- Cirurgia: retirada do tumor, possível em condições mais iniciais da doença


- Quimioterapia: tratamento que destrói as células cancerígenas, reduz o crescimento do tumor e ameniza os sintomas


- Radioterapia: utilização de radiação para destruir as células cancerígenas


- Terapia-alvo: usada em pacientes cujo tumor tenha determinadas características moleculares (genéticas)

Fontes: Carlos Gil Ferreira, oncologista e presidente do Instituto Oncoclínicas; Igor Morbeck, oncologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL); Oliver Nascimento, pneumologista do Hospital Santa Catarina; Instituto Nacional de Câncer (Inca)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade