Há quase duas décadas, um bebê com cardiopatia congênita, transportado ao Instituto do Coração (Incor) de São Paulo (SP) pela londrinense Márcia Thomson definiu o rumo profissional da jovem médica. Foi durante um de seus plantões como pós-graduanda em pediatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) que ela ficou encantada com os recursos tecnológicos disponíveis já naquele momento e, mais ainda, com o ótimo resultado do tratamento. Ao se reencontrar com a família do pequeno paciente 20 dias depois, ela decidiu que o seu foco de atuação seria a cardiologia pediátrica.
Desde então Márcia, filha da também pediatra Zuleika Thomson, vem se dedicando a devolver perspectiva de vida a crianças cardiopatas. Nos últimos dez anos, tornou-se referência em Londrina e região por implantar e incentivar a realização do ecocardiograma fetal como ferramenta para o diagnóstico precoce da cardiopatia congênita, anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação.
Esta recente mas importante trajetória da jovem médica será comemorada na noite desta sexta-feira (19), a partir da 20 horas, na sala das sessões do Legislativo, quando a Câmara de Vereadores fará a entrega do título de Cidadã Benemérita de Londrina à Márcia Thomson. A concessão da honraria foi uma iniciativa da vereadora Sandra Graça (SD), subscrita pela maioria dos parlamentares e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da lei 12.172/2014.
Leia mais:
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Paixão
"A cardiologia pediátrica foi uma paixão à primeira vista. E eu continuo apaixonada até hoje", confessa Márcia Thomson. A médica é madrinha da Associação de Assistência à Criança Cardiopata (AACC) Pequenos Corações e todos os anos participa e ajuda a divulgar a "Festa do Coração" em Londrina, no Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, comemorado em 12 de junho.
Márcia confessa que ficou assustada ao saber que receberia o título de Cidadã Benemérita concedido pela Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina. "Sempre imaginamos que só as pessoas com uma trajetória mais longa que a nossa merecem este tipo de homenagem. Mas ao conversar com a vereadora Sandra Graça me convenci que, mais que um reconhecimento ao nosso trabalho, este título pode servir como uma injeção de ânimo, pois ainda há muito a ser feito. E eu gostaria que este ânimo contaminasse a todos que trabalham comigo, que são muitos. Sozinha eu não teria conseguido nada", disse Márcia Thomson.
Para a vereadora Sandra Graça, a pediatra tem exercido a profissão com a ousadia e a inovação necessárias para contagiar outros profissionais e promover melhorias no atendimento às crianças com cardiopatia e suas famílias. "Ela tem feito um trabalho contínuo na disseminação da prevenção. Apoiou, por exemplo, a realização do Teste do Coraçãozinho (monitoramento do nível de oxigênio no sangue do bebê, por meio de um sensor externo, após as primeiras 24 horas de vida) nos hospitais de Londrina, antes mesmo de ser obrigatório por lei", ressalta.
A parlamentar destaca ainda o importante papel de Márcia na conscientização dos demais profissionais da área médica da importância do ecocardiograma fetal, exame capaz de detectar a cardiopatia congênita antes do nascimento do bebê e que permite a programação do parto e cirurgia em um hospital preparado, com equipe treinada para atender estas situações. "Propusemos a entrega do título por conhecermos o trabalho desenvolvido pela doutora Márcia, uma profissional que nasceu aqui, se formou na Universidade Estadual de Londrina (UEL), saiu para fazer especializações em São Paulo e voltou para atuar na cidade, onde tem feito um belíssimo trabalho", afirma a vereadora.