Quais são os direitos e os deveres que o cidadão deve respeitar durante um atendimento hospitalar? O Ministério da Saúde vai distribuir em todo o país uma cartilha sobre o assunto, em hospitais públicos e privados, secretarias estaduais e municipais, ONGs e sindicatos. A cartilha será distribuída em duas versões: uma escrita e uma sob a forma de história em quadrinhos.
A cartilha vai informar ao usuário os serviços que deve procurar em urgências e emergências e a qualidade e os direitos do cidadão na hora do atendimento. Também aborda o respeito que o funcionário deve ter com cada pessoa, sem preconceito de raça, cultura e crenças.
Outra informação é sobre o direito do cidadão saber sua doença, recusar determinados tratamentos e saber dos riscos que corre. A cartilha orienta o paciente a prestar informações corretas ao médico, respeitar e tratar bem os funcionários da saúde. No documento, o usuário também poderá saber quais são as responsabilidades de ministros, secretários estaduais e municipais.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Informações da ABr