Em duas semanas, o número de casos de dengue no Paraná subiu de 204 para 478 pessoas que contraíram algum tipo de dengue, entre agosto de 2012 e a primeira semana de janeiro de 2013. O número é 134% maior que o levantamento anterior, referente ao período de agosto de 2012 e a terceira semana de dezembro.
Os dados foram divulgados na tarde desta segunda-feira (7) no primeiro boletim técnico da situação da dengue no Paraná, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em 2013. Segundo o boletim da Sesa, aumentou também o número de municípios com casos de dengue no Paraná, de 34 para 49, alta de 44% em relação aos números da doença no Estado no levantamento anterior.
A cidade de Peabirú, que fica a 15 quilômetros de Campo Mourão, lidera o número de casos no estado com 179 pessoas que contraíram a doença. Outras cidades que também aparecem em destaque nos números da dengue são São Carlos do Ivaí, no Noroeste do Estado, com 91 casos confirmados, Paranavaí, também no Noroeste, com 49 casos, Londrina, com 31 casos, Foz do Iguaçu, 19 casos, e Cambé, com 14.
Leia mais:
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
Anvisa atualiza regras sobre o uso dos 'chips da beleza'
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Do total de casos da doença registrados no Paraná, 438 (ou seja, 91%) são autóctones, ou seja, contraídos dentro do território paranaense, enquanto os outros 40 são casos importados de dengue.