Os casos de dengue confirmados no primeiro trimestre deste ano superam em 300% o número total registrado durante todo ano de 2012 em Londrina. Nos três primeiros meses deste ano, a Secretaria de Saúde confirmou 316 casos e descartou 397. Mais de 2,3 mil notificações foram realizadas e o número de pessoas com dengue pode aumentar já que exames ainda não foram concluídos. No ano passado, foram confirmados 105 casos. As informações são da rádio Paiquerê AM.
Segundo a gerente de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sandra Caldeira, o principal motivo do crescimento de casos confirmados neste ano é a presença de lixo em fundos de vale, terrenos vazios e quintais de casas e empresas. "O mosquito sobrevive nestes locais e se reproduz. Com isso, nós temos uma circulação viral mantida no nosso município", explicou durante entrevista.
Ela pediu a colaboração da comunidade para realização permanente de vistorias nos quintais das residências, além do trabalho de fiscalização feito pelos agentes do município. "Com o número atual, nós poderemos ter casos graves, inclusive com óbitos, que é uma reação individual. A única forma de prevenção é eliminar os criadouros", alertou. (Com informações da rádio Paiquerê AM)