Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Centrolab assume 100% dos exames de rotina e urgência

Redação Bonde com N. Com
01 out 2012 às 15:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir de hoje (1), a Secretaria Municipal de Saúde assume integralmente a realização dos exames laboratoriais de rotina e urgência encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Maternidade Pública, Pronto-Atendimentos e de internação domiciliar. São cerca de 60 exames como, por exemplo, de glicemia, colesterol, urina, pré-natal, hemograma e outros, que passam a ser realizados no Laboratório Municipal (Centrolab), situado na avenida Duque de Caxias, 3.877.

De acordo com o secretário de Saúde, Edson Antônio de Souza, todos os exames de rotina e urgência, encaminhados pelas 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão realizados pelo Centrolab. Até setembro, eram realizados os exames de 39 UBS e, a partir de hoje, todas as unidades serão contempladas. De janeiro a julho, a média de exames foi de 23 mil exames por mês. Já durante o mês de setembro, o Município realizou 70 mil e a previsão para outubro é que 100 mil exames laboratoriais de rotina e urgência sejam feitos pelo laboratório municipal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esse progresso só foi possível através da realização do processo licitatório em comodato (consignação) de equipamentos para o Município, garantia de aquisição de insumos e reagentes e contratação de mão de obra para a realização dos procedimentos. Isso vai se refletir para a população na maior rapidez no processo e, consequentemente, na maior confiabilidade dos resultados", afirmou o secretário de Saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


A diretora de Serviços Complementares de Saúde, Ângela Lima, explicou que os novos serviços disponibilizados pela rede de saúde municipal possibilitam a interlocução com o sistema informatizado. "A unidade de saúde faz a requisição dos exames laboratoriais gerando uma etiqueta que é impressa na hora. O sistema informatizado manda a requisição ao laboratório que faz os exames e consolida o resultado em, no máximo, 48 horas no sistema Saúde Web", disse a diretora.

O laboratório municipal conta com 11 novos servidores, sendo cinco deles bioquímicos e seis técnicos em patologias. Eles foram admitidos no último concurso público realizado em Londrina para a área da saúde. Ao todo, cerca de 50 funcionários trabalham no Centrolab.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo