A partir de hoje (1), a Secretaria Municipal de Saúde assume integralmente a realização dos exames laboratoriais de rotina e urgência encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Maternidade Pública, Pronto-Atendimentos e de internação domiciliar. São cerca de 60 exames como, por exemplo, de glicemia, colesterol, urina, pré-natal, hemograma e outros, que passam a ser realizados no Laboratório Municipal (Centrolab), situado na avenida Duque de Caxias, 3.877.
De acordo com o secretário de Saúde, Edson Antônio de Souza, todos os exames de rotina e urgência, encaminhados pelas 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão realizados pelo Centrolab. Até setembro, eram realizados os exames de 39 UBS e, a partir de hoje, todas as unidades serão contempladas. De janeiro a julho, a média de exames foi de 23 mil exames por mês. Já durante o mês de setembro, o Município realizou 70 mil e a previsão para outubro é que 100 mil exames laboratoriais de rotina e urgência sejam feitos pelo laboratório municipal.
"Esse progresso só foi possível através da realização do processo licitatório em comodato (consignação) de equipamentos para o Município, garantia de aquisição de insumos e reagentes e contratação de mão de obra para a realização dos procedimentos. Isso vai se refletir para a população na maior rapidez no processo e, consequentemente, na maior confiabilidade dos resultados", afirmou o secretário de Saúde.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
A diretora de Serviços Complementares de Saúde, Ângela Lima, explicou que os novos serviços disponibilizados pela rede de saúde municipal possibilitam a interlocução com o sistema informatizado. "A unidade de saúde faz a requisição dos exames laboratoriais gerando uma etiqueta que é impressa na hora. O sistema informatizado manda a requisição ao laboratório que faz os exames e consolida o resultado em, no máximo, 48 horas no sistema Saúde Web", disse a diretora.
O laboratório municipal conta com 11 novos servidores, sendo cinco deles bioquímicos e seis técnicos em patologias. Eles foram admitidos no último concurso público realizado em Londrina para a área da saúde. Ao todo, cerca de 50 funcionários trabalham no Centrolab.