Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
HPV

Cidade fará vacinação inédita contra câncer uterino

Agência Estado
21 set 2010 às 16:21

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A primeira campanha de vacinação pública promovida no Estado de São Paulo contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) oncogênico, vírus que está associado ao câncer do colo do útero, será realizada a partir da próxima sexta-feira, 24, em Itu. A campanha vai até o dia 1º de outubro e a meta é vacinar 1.300 adolescentes.

O município é pioneiro no Brasil em tornar obrigatória a vacinação contra o câncer do colo do útero em sua rede pública a partir de uma lei municipal. "Esta medida de prevenção primária, associada ao exame regular de papanicolau, representa um grande avanço na prevenção do câncer de colo do útero", disse o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Bastos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A campanha vai atender adolescentes nascidas em 1999 e a intenção é protegê-las contra os HPVs oncogênicos 16, 18, 31 e 45, responsáveis por mais de 80% dos casos de câncer de colo uterino. As meninas receberão três doses da vacina, sendo que a segunda dose será aplicada 30 dias após a primeira, e a terceira, seis meses após a primeira dose.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


A definição pela faixa etária a ser imunizada se justifica por serem meninas que, presumivelmente, ainda não iniciaram sua vida sexual e ainda não tiveram contato com o papiloma vírus humano (HPV).

Publicidade


Todos os postos de saúde do município e o Ambulatório de Moléstias Infecciosas, localizado no centro de Itu, estarão abertos das 7 horas às 16 horas, de segunda-feira a sexta-feira, e das 8 horas às 17 horas no sábado. No domingo não haverá vacinação. A atriz Bianca Bin, que viveu a adolescência na cidade e atualmente interpreta a personagem Fátima, da novela Passione, da TV Globo, aceitou convite da prefeitura para ser madrinha da campanha.


Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano 500 mil mulheres em todo mundo sofrem de câncer do colo do útero e pelo menos 250 mil morrem. No Brasil, a doença é a segunda maior causa por morte de câncer entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A doença se desenvolve quando uma infecção pelo HPV se torna persistente e progride. O contágio com o vírus se dá através de contato e relações sexuais. Já foram identificados mais de 100 tipos de HPV, sendo que 15 tipos são considerados causadores de câncer, chamados de oncogênicos. De acordo com estudos internacionais, a cada dois minutos uma mulher morre no mundo por câncer do colo do útero. Cerca de 83% dos casos e 86% das mortes por câncer de colo uterino ocorrem em países em desenvolvimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo