Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ajude a ciência!

Cientistas da UEL fazem vaquinha virtual para pesquisar picolé que sacia sede de pacientes

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
03 mar 2020 às 14:09
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O GPS (Grupo de Pesquisa da Sede) promove um financiamento coletivo (crowdfunding) para angariar recursos para ampliar a produção de picolé mentolado, desenvolvido pelo grupo como forma de mitigar a sede de pacientes antes e depois de passar por cirurgias. A apenas quatro dias do fim da arrecadação, o grupo conseguiu apenas 16% dos R$40 mil necessários - até as 14h, apenas R$ 6.730 haviam sido arrecadados. As doações podem ser feitas neste link, que pede ajuda para "saciar a sede de milhares de pacientes”.


O GPS foi criado há quase dez anos para buscar formas de diminuir o sofrimento de pacientes pré e pós-operatorios, provocado pela restrição de acesso a líquidos. Desde sua formação, o grupo desenvolveu protocolos de segurança e um picolé mentolado para que o paciente não precise sofrer de sede desnecessariamente. Os resultados positivos estão relatados em 23 artigos científicos publicados, mas todas as pesquisas e iniciativas são mantidas por meio de vendas de pizzas, doações e outras atividades para arrecadar dinheiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a justificativa do GPS no Kickante para angariar os recursos, há situações em que os pacientes são submetidos a jejuns que ultrapassam 200 horas sem comer ou beber. "Além disso, a ansiedade pela cirurgia e alguns medicamentos levam o paciente a se desesperar pela impossibilidade de beber qualquer gota d'água, tanto antes quanto depois da cirurgia”, continua o texto.

Leia mais:

Imagem de destaque

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Previne HIV

Falta de informação, estigma e acesso desigual limitam alcance da Prep


Os recursos pretendidos com o financiamento coletivo dariam suporte a duas pesquisas visando o conforto dessas pessoas. A primeira foca na ampliação do alcance do picolé mentolado. Atualmente, ele é feito artesanalmente pelo próprio grupo. O objetivo é torná-lo acessível a todas as instituições de saúde do Brasil, mas esta etapa depende de uma bateria de 12 testes para garantir a viabilidade e a qualidade do produto.

Publicidade


Entenda melhor com a mestranda Natiely Haila Motta:



Outra pesquisa a ser financiada é a avaliação dos efeitos do picolé sobre os hormônios que regulam a sede, com ensaio clínico com voluntários. Este estudo, entretanto, necessita de exames laboratoriais de alto custo. Um estudo já foi feito com nove voluntários e indicou a atuação neuroendócrina do picolé.


A doutoranda Thammy Nakaya explica esta etapa da pesquisa:

O GPS mantém um site com informações sobre o grupo, suas publicações e outras atividades, acessíveis neste link.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade