Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Do coração

Cientistas descobrem meio de reprogramar células

Agência Estado
06 ago 2010 às 16:38

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores encontraram um meio de reprogramar células estruturais do coração, os fibroblastos, para que passem e se comportar como as células capazes de produzir batimentos cardíacos, os cardiomiócitos. A técnica, que poderá ajudar a reverter lesões no músculo cardíaco, é descrita na revista especializada Cell.

O trabalho foi realizado por pesquisadores do Instituto Gladstone para Doença Cardiovascular (GICD, na sigla em inglês). De acordo com nota divulgada pelo instituto, esta também é a primeira prova de que é possível reprogramar células adultas diretamente de uma função para outra, sem a necessidade de reversão ao estágio de célula-tronco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os pesquisadores, liderados por Masaki Ieda, começaram com 14 fatores genéticos importantes para a formação do coração e descobriram que, juntos, eram capazes de converter fibroblastos em células semelhantes a cardiomiócitos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chips da beleza

Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina

Imagem de destaque
Porecatu

Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná


Uma combinação de apenas três fatores - chamados Gata4, Mef2c, e Tbx5 - mostraram-se suficientes para converter os fibroblastos em células capazes de pulsar como os cardiomiócitos e ativaram a expressão da maioria dos genes ativos nos cardiomiócitos.

Transplantados para o coração de camundongos um dia depois de terem recebido os três fatores, os fibroblastos se converteram em células semelhantes aos cardiomiócitos no interior do coração pulsante.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo