Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Cientistas identificam como o novo coronavírus invade células humanas

Reinaldo José Lopes - Folhapress
04 mar 2020 às 20:15
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores chineses usaram técnicas avançadas de microscopia para enxergar o local exato das células humanas onde se acopla o novo coronavírus, que já matou mais de 3.000 pessoas desde o fim de 2019. Os dados, que acabam de sair na revista especializada Science, podem ajudar os cientistas a desenhar estratégias que bloqueiem com precisão a entrada do parasita microscópico.

A equipe liderada por Qiang Zhou, da Universidade do Lago Ocidental, em Hangzhou, usou uma técnica conhecida como crio-ME (criomicroscopia eletrônica). As amostras são analisadas em temperaturas próximas das do nitrogênio líquido (perto dos 200 graus Celsius negativos), o que permite observar suas estruturas quase átomo a átomo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A abordagem foi empregada para investigar a configuração de uma fechadura molecular específica da parte externa das células, que está presente em órgãos como os pulmões e o coração. Essa fechadura ou receptor, designada pela sigla ECA2 (enzima conversora da angiotensina 2), normalmente está associada à produção de uma substância importante para regular a pressão do sangue (a angiotensina), mas tem sua ação "sequestrada" por alguns coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste sábado

Apenas 22% das crianças foram tomar a vacina contra dengue em Londrina; Dia D terá mutirão em shopping

Imagem de destaque
UNIDADE DO JARDIM DO SOL

Após desabamento de forro, UPA de Londrina pode ser transferida para prédio na Faria Lima durante obras

Imagem de destaque
PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS

Cambé inicia vacinação contra dengue nesta terça-feira (27)

Imagem de destaque
Mais de 58 mil casos no PR

Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue; 94 mortes desde o início do ano


Entre eles está o causador da Sars (síndrome respiratória aguda grave, cujo surto inicial também ocorreu na China) e seu parente próximo, o novo vírus.

Publicidade


É na ECA2 que ambos os tipos de parasitas fincam uma glicoproteína (ou seja, uma molécula que é parte proteica, parte açúcar), a chamada proteína S, que permite que os vírus se fundam à membrana das células humanas e as invadam.


A análise conduzida pela equipe chinesa mostrou que as proteínas S do vírus da Sars e a do novo coronavírus têm ligeiras diferenças em sua interação com a fechadura das células, o que poderia ser parte da explicação para a maior capacidade de se espalhar pela população humana do parasita recém-descoberto.

Publicidade


Análises desse tipo costumam ser importantes para o chamado design racional de medicamentos, porque as moléculas de remédios precisam ter uma estrutura tridimensional capaz de bloquear a ação das estruturas correspondentes nos vírus ou outros causadores de doenças. Trata-se apenas do início desse caminho, no entanto.


Em outro estudo, publicado na revista científica Nature Microbiology, um grupo de especialistas do Comitê Internacional Sobre a Taxonomia de Vírus conferiu um nome oficial ao novo patógeno e detalhou o que se descobriu até agora sobre seu parentesco com outros vírus.

Publicidade


A equipe, coordenada por Alexander Gorbalenya, do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, afirma que a posição da nova ameaça na árvore genealógica dos vírus ainda não está totalmente clara, embora alguns dados indiquem que ele pode pertencer à mesma espécie do causador da Sars, com o nome oficial Severe acute respiratory syndrome-related coronavirus ("Coronavírus relacionado à síndrome respiratória aguda grave"; a padronização exige que o nome oficial fique em itálico, a exemplo de nomes de espécies de animais, como Homo sapiens).


A variante que emergiu como causadora de uma nova doença no fim de 2019 será oficialmente conhecida pela sigla Sars-CoV-2, enquanto a moléstia em si recebe o nome formal de covid-19. Os autores do estudo são favoráveis ao nome genérico da doença, que não faz referência aos sintomas, porque ainda não está claro qual é a verdadeira variedade de sintomas que o patógeno é capaz de causar nas pessoas infectadas.


No estudo, Gorbalenya e colegas defendem que o melhor método de classificação de novos vírus é a comparação detalhada de seu material genético com o de vírus já conhecidos e destacam a importância de novos estudos sobre a diversidade desses parasitas na natureza, já que nunca será possível saber quais conseguirão saltar de outros animais para seres humanos.

Desde o início do alerta global sobre os riscos trazidos pelo novo coronavírus, as publicações científicas com dados sobre o patógeno estão sendo feitas em ritmo mais veloz que o normal e com acesso livre ao público, ao contrário do processo normalmente mais moroso e com cobrança de acesso que ainda é comum em revistas acadêmicas. Um fenômeno parecido ocorreu durante o auge da epidemia de zika, em 2015, depois que ficou claro que a doença podia causar microcefalia e outras anomalias severas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade