O dia 29 de agosto é a data nacional de conscientização e combate ao fumo. Esta campanha ganha ainda mais importância quando o cigarro é considerado mais viciante que outras drogas ilícitas, segundo afirma o professor do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário, Ivan Gross. "A nicotina é uma das substâncias que mais vicia e age muito rápido no cérebro, gerando, em pouco tempo, a abstinência. Além desse fato, o cigarro é socialmente aceito e pode ser consumido em qualquer local", explica.
Esse fato se torna ainda mais preocupante a partir do resultado da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), 20,2% dos curitibanos adultos fumam – número acima da média nacional, que é 14,8%.
Curitiba fica atrás apenas de Porto Alegre (RS). Para Gross, que também atende dependentes químicos no Serviço-Escola da instituição de ensino, o PsicoFAE, esse dado se explica pelo fato de que a capital paranaense é uma cidade com grande número de estudantes. "Deste modo, eles fumam mais por ser socialmente favorável e também para diminuir o stress de provas e vestibular, por exemplo, pois a nicotina gera uma substância que produz um estado de tranquilidade", afirma.
Combate e conscientização - Para combater o vício, o psicólogo cita que, atualmente, existem inúmeras opções de tratamento, como remédios e adesivos que ajudam muito, pois a dependência do cigarro é mais física do que psicológica. Porém, quando esses recursos não são suficientes, o vício mostra ser mais psicológico. Neste caso, é necessário procurar a ajuda de um profissional da área de psicologia para um tratamento especializado.
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Gross defende, ainda, que ações de conscientização e combate ao tabaco contribuem na diminuição de fumantes. "A conscientização é melhor do que uma eventual proibição do uso do tabaco, pois o indivíduo lembra que é possível frear o vício e sai da acomodação", completa.
Exemplo de campanhas desta natureza é a ação que a FAE promoverá nos próximos dias, com mensagens em vídeo e áudio sobre a conscientização a respeito do consumo de tabaco e a influência do ambiente social na geração de novos fumantes. Os materiais serão distribuídos para os estudantes por meio das redes sociais, rádio web e site da instituição.