A Prefeitura de Londrina credenciou uma clínica veterinária para a realização de procedimentos cirúrgicos de esterilização, vacinação e outros, de cães e gatos cujos donos estão cadastrados no Programa Bolsa Família. O termo de credenciamento foi publicado no Jornal Oficial do Município desta sexta-feira (6). A previsão é que aproximadamente 2 mil animais, entre cães e gatos, sejam castrados.
A coordenadora de Saúde Ambiental e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Oka, explicou que os interessados deverão comparecer em dia e horário previamente determinados, na Vigilância Sanitária, para requerer o serviço.
É necessária a apresentação do documento de identificação, do cartão do Bolsa Família e do comprovante de residência. "Nos próximos dias vamos definir o dia e o horário para a realização do cadastro", informou. Sandra destacou ainda que o agendamento para a realização dos procedimentos deverá ser realizado pela própria clínica credenciada. "O guardião ficará responsável por levar e buscar o animal na clínica."
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
O projeto prevê também o fornecimento de vermifugamento e vacinação, além da identificação eletrônica dos animais por meio da aplicação de microchip. Com isso, será possível a obtenção de dados que relacionam o animal ao seu guardião, através de um número único. "Esta identificação também visa à diminuição do abandono de animais, porque o guardião será facilmente encontrado", ressaltou.
A coordenadora informou que o chamamento público ainda está em vigor, possibilitando que outras clínicas e hospitais veterinários se credenciem. Mais detalhes podem ser obtidos no Jornal Oficial nº 2.532, publicado no dia 23 de setembro, no portal da prefeitura.