Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rede privada?

Clínicas particulares negociam compra de vacina contra Covid na Índia

Folhapress
04 jan 2021 às 08:36
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Uma comitiva formada por representantes de clínicas particulares de vacinação embarca nesta segunda-feira (4) para a Índia para negociar a compra de 5 milhões de doses da vacina indiana conta a Covid-19, chamada Covaxin. A afirmação foi dada pelo presidente da ABCVac (Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas), Geraldo Barbosa, em entrevista à Globonews.

A comitiva, que só deve retornar ao Brasil no dia 10, segundo ele, irá vistoriar o produtor da vacinas para saber qual a capacidade de fornecimento.
De acordo com o presidente da associação, que afirma representar 70% das clínicas particulares do país, a negociação se dá com o laboratório indiano Bharat Biotech. Neste domingo, as autoridades do país asiático aprovaram o uso emergencial da vacina, que está na fase três de testes (quando a eficácia precisa ser comprovada).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A comercialização de vacinas depende de autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Barbosa, disse que a expectativa é que o resultado dessa fase seja divulgado ainda em janeiro, o que levaria o laboratório a entrar com o pedido de registro na Anvisa em fevereiro.

Publicidade


"Inicialmente, a notícia era de que as clínicas privadas brasileiras não teriam doses disponíveis, porém, com a entrada desse novo 'player' no mercado, tivemos a oportunidade de negociação", afirmou Barbosa, em nota.


"A ideia é conhecer se a capacidade de fornecimento existe e se não vai gerar uma expectativa frustrada no futuro", afirmou. "Mas, segundo as tratativas, teremos uma vacina na rede privada em 2021, com certeza", disse o executivo, na entrevista à emissora.

Publicidade


No início de dezembro, Barbosa já havia dito que havia a expectativa de que as clínicas particulares poderiam começar a fornecer vacinas no segundo semestre. "A gente está brigando para ter um pouco a mais que as 5 milhões de doses ofertadas inicialmente", disse Barbosa neste domingo.


O presidente da associação disse que a compra não inclui seringas e agulhas. "A vacina não vem pronta para uso, vamos depender de insumos que vamos negociar, mas ter o imunizante já é um grande passo."

Publicidade


O executivo afirmou que na viagem poderá ter uma noção de qual preço será cobrado ao consumidor. Ele evitou dar prazos. "Os processos de importação para o privado são mais rápidos e tem menos burocracia, mas isso só vai acontecer no momento em que a Anvisa der o sinal verde, de que o produto está liberado para a comercialização", afirmou.


"Estamos muito felizes em ter a chance real de contribuir com o governo na cobertura vacinal, utilizando da saúde suplementar para desafogar os gastos públicos", completou a nota do executivo.

Publicidade


Segundo a ABCVAC, a vacina já foi aplicada em 26 mil voluntários de 22 localidades na Índia. Foram duas doses, com intervalo de duas semanas entre elas, sem eventos adversos graves relacionados a ela.


Em nota, a Anvisa disse que clínicas particulares precisam aguardar a autorização das vacinas no Brasil. "O registro da agência avalia segurança e eficácia. Uma vez aprovado, o produto pode ser colocado no mercado" diz.

Segundo o texto, apenas os laboratórios podem pedir o uso emergencial, "pois são os desenvolvedor" e não as clínicas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade