Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Indício de problemas graves

Coçar os olhos é instintivo e perigoso, diz médico

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 abr 2019 às 16:00

Compartilhar notícia

- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Coçar é um ato instintivo. Afinal, quem não se sente mais aliviado ao coçar uma parte do corpo que está irritando? Mas sabia que isto é um péssimo hábito? Coçar os olhos então, nem se fala. É um ato perigoso que pode apontar desde uma simples alergia à poeira, fumaça ou pelos de animais até o indício de problemas oculares mais graves", afirma o oftalmologista do HVT (Hospital da Visão de Toledo), Gláucio Bressanim.


A orientação é procurar um especialista caso o incômodo nos olhos permaneça por mais de três dias. Segundo o médico, é importante identificar a causa para que seja iniciado o tratamento com o colírio adequado o mais rápido possível. "Quanto mais se esfrega, mais se tem vontade de coçar. Como os nossos olhos têm uma estrutura muito delicada, a pressão que fazemos com os dedos pode ocasionar micro-lesões na córnea e levar a doenças mais graves, como o cerotocone. Ou seja, o afinamento progressivo da córnea, que com o passar do tempo vai ficando mais fina e no formato de um cone", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O especialista diz que a doença pode se manifestar por meio da miopia e astigmatismo progressivos. É comum que muitas pessoas tenham a doença sem saber. "Geralmente surge em pacientes alérgicos, já que estes têm o hábito de coçar os olhos com mais frequência", enfatiza.

Leia mais:

Imagem de destaque
5 milhões de doses até o fim do mês

Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça

Imagem de destaque
Boa notícia

Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Bressanim ressalta ainda que, se não tratada, a patologia pode levar a cegueira. "Por isso é importante o paciente realizar exames de vista pelo menos uma vez ao ano. Quanto mais cedo for descoberta a doença, mais fácil o tratamento, que a depender do nível da patologia, pode ir desde o uso de lentes de contato ou óculos até cirurgias", conclui o oftalmologista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo