O Brasil é o país que registra os maiores índices de colesterol elevado do planeta, segundo pesquisas divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia,em 2005 e é responsável por cerca de 10% das mortes por doenças não transmissíveis no nosso país. Existem vários tipos de colesterol, mas os mais conhecidos pela população são o HDL, chamado colesterol bom, e o LDL, conhecido por colesterol ruim. O excesso de LDL causa obstrução das artérias. As de menor calibre são as mais afetadas, como as coronárias, condição que se agrava quando associada ao sedentarismo, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade e estresse.
A prática de exercícios físicos regulares é importante aliada na prevenção e tratamento coadjuvante do colesterol ruim. A B-Active, academia que tem como principais segmentos a Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, oferece serviços especializados para pessoas que sofrem de doenças crônicas. As atividades são desenvolvidas e coordenadas por médicos nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício.
Dr. Benjamin Apter, especialista em Medicina Esportiva, Fisiologia do exercício e diretor da Academia B-Active, ressalva que a prática de exercícios físicos regulares, em centros especializados, é um importante aliado na prevenção e tratamento coadjuvante do colesterol ruim e triglicérides.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Os exercícios regulares alteram a produção de algumas enzimas que controlam os níveis de gordura do sangue. Uma enzima, denominada lipoproteinolipase, conhecida também como LPL atua de forma a diminuir os índices de triglicérides e aumenta os índices de HDL, deste modo é um fator importante de proteção do sistema cardiovascular, diminuindo risco de infartos e acidente vascular cerebral (AVC) (com Lívia Clozel Comunicação).