Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mexa-se

Colesterol alto pode ser combatido com exercícios

Redação Bonde
10 jan 2011 às 15:00

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil é o país que registra os maiores índices de colesterol elevado do planeta, segundo pesquisas divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia,em 2005 e é responsável por cerca de 10% das mortes por doenças não transmissíveis no nosso país. Existem vários tipos de colesterol, mas os mais conhecidos pela população são o HDL, chamado colesterol bom, e o LDL, conhecido por colesterol ruim. O excesso de LDL causa obstrução das artérias. As de menor calibre são as mais afetadas, como as coronárias, condição que se agrava quando associada ao sedentarismo, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade e estresse.

A prática de exercícios físicos regulares é importante aliada na prevenção e tratamento coadjuvante do colesterol ruim. A B-Active, academia que tem como principais segmentos a Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, oferece serviços especializados para pessoas que sofrem de doenças crônicas. As atividades são desenvolvidas e coordenadas por médicos nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Dr. Benjamin Apter, especialista em Medicina Esportiva, Fisiologia do exercício e diretor da Academia B-Active, ressalva que a prática de exercícios físicos regulares, em centros especializados, é um importante aliado na prevenção e tratamento coadjuvante do colesterol ruim e triglicérides.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Os exercícios regulares alteram a produção de algumas enzimas que controlam os níveis de gordura do sangue. Uma enzima, denominada lipoproteinolipase, conhecida também como LPL atua de forma a diminuir os índices de triglicérides e aumenta os índices de HDL, deste modo é um fator importante de proteção do sistema cardiovascular, diminuindo risco de infartos e acidente vascular cerebral (AVC) (com Lívia Clozel Comunicação).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo