Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Polêmica

Comissão aprova proposta de prisão a quem deixar de vacinar crianças

Agência Estado
06 dez 2019 às 10:13
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Enquanto o País lida com surtos de sarampo, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana um projeto que prevê a prisão de quem deixar de vacinar criança ou adolescente. A medida trata de uma mudança no Código Penal e precisa ainda passar pela Comissão de Constituição e Justiça, para depois ir ao plenário da Casa.

O texto, relatado pelo deputado Pedro Westphalen (PP-RS), acrescenta ao Código Penal o crime de omissão e oposição à vacinação. Para os responsáveis que se negarem ou se omitirem a vacinar a criança ou adolescente, sem justa causa, poderão sofrer detenção de um mês a um ano ou multa. Ainda de acordo com o projeto, incorre na mesma pena quem divulgar, propagar e disseminar, por qualquer meio, notícias falsas sobre as vacinas componentes de programas públicos de imunização.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O sarampo é algo que me alertou. A doença se alastrou por todo o País, atingindo, principalmente, jovens. Minha geração tinha a poliomielite", disse Westphalen.

Leia mais:

Imagem de destaque
A partir deste sábado

Com baixa procura, Londrina amplia vacinaçã́o contra dengue até os 14 anos de idade

Imagem de destaque
Boletim InfoGripe

Casos de síndrome respiratória aguda aumentam em todo o país

Imagem de destaque
Vacine-se

Paraná registra 82 casos de meningite em 2024; saúde reforça medidas de prevenção

Imagem de destaque
Imunize os jovens!

Paraná amplia vacinação contra a dengue para faixa de 12 a 14 anos


O deputado disse que achou importante a inclusão do combate às fake news. Essa mesma preocupação já fez a OMS (Organização Mundial da Saúde) convocar gigantes de tecnologia, como o Facebook e o YouTube, para participar de uma reunião com técnicos do órgão para buscar soluções para a disseminação de fake news sobre o tema.

Publicidade


A desinformação sobre vacina tem sido apontada como um dos fatores para a queda da cobertura vacinal de alguns imunizantes no Brasil e no mundo, o que trouxe de volta surtos de doenças até então controladas, como o sarampo.


O Brasil finalizou na semana passada a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo do governo federal, que teve como alvo jovens na faixa de 20 a 29 anos. O Ministério da Saúde estima que 9,4 milhões de pessoas nesse recorte não estejam imunizadas ou tenham tomado só uma dose - são necessárias duas.


Na primeira fase, a campanha focou a vacinação de crianças de seis meses a quatro anos, que têm mais riscos de complicações.

O deputado Westphalen quer continuar tratando sobre o tema e já pediu para ser o relator do projeto de lei na Comissão de Cidadania e Justiça. Ele também protocolou, na semana passada, outra medida que determina que o trabalhador terá de comprovar que está com as vacinas em dia ao ser contratado por um empregador.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade