O Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina (Calma) realiza nesta quarta-feira (8), às 14 horas, uma reunião no Centro Pastoral, localizado na rua Dom Bosco, 145. No encontro, os integrantes irão debater ações a serem desenvolvidas no Município durante a 26ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2017), que será realizada de 1 a 7 de agosto.
A coordenadora de Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde, e do Calma, Lilian Poli de Castro, destacou que o tema, "Trabalhar juntos para o bem comum", proposto pela Sociedade Brasileira de Pediatria, vai nortear a reunião. "A ideia é verificar e articular as ações que devem ser realizadas com o envolvimento de diversos órgãos municipais e várias entidades da área da saúde. Hoje temos 17 instituições integrando o Calma, incluindo áreas de ensino, assistência e pesquisa em aleitamento materno, além de representantes de universidades, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), filantrópicas, entres outros", informou.
Outro assunto que será tratado no encontro é o Projeto "Entrega Legal", que é realizado em Londrina por iniciativa do Núcleo de Apoio Especializado à Criança e ao Adolescente da Comarca de Londrina (NAE). As psicólogas do NAE e integrantes do projeto, Millien Lacerda Malinowski e Cristiane Oliveira Alves irão participar fazendo uma apresentação sobre a iniciativa que existe desde 2015 em Londrina, com o objetivo de orientar a população, em especial as gestantes que desejam entregar seus filhos para adoção, evitando, assim, encaminhamentos ilegais e situações que possam incorrer em crimes. Este projeto inclui a abordagem ampla do tema com informações sobre a forma correta do procedimento para a entrega de bebês, além do suporte e acompanhamento continuado às gestantes com serviço de acolhimento, apoio e encaminhamento aos serviços oferecidos pela rede municipal. O trabalho é desenvolvido por psicólogos e assistentes sociais.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
De acordo com Millien, o projeto também age no sentido de orientar e ampliar os debates do tema junto aos profissionais que atuam na rede de proteção à criança e ao adolescente e na saúde do Município. "Na reunião, que terá representantes de vários serviços, vamos apresentar todos os objetivos do projeto, com o apoio de dados sobre os procedimentos realizados, o fluxo de atendimento e a importância deste trabalho que também visa promover a reflexão sobre preconceitos relacionados ao tema", destacou.