Muitas vezes ao praticar exercícios as pessoas não dão a devida atenção ao equipamento que o esporte requer e isso pode provocar sérios danos ao corpo. No caso da utilização do tênis inadequado para a prática de corrida ou mesmo academia, as consequências não aparecem imediatamente, mas nem por isso são menos graves.
Na academia é importante que treinadores e orientadores auxiliem seus alunos na escolha dos equipamentos esportivos mais adequados para evitar lesões e machucados. "Os produtos vão desde o tênis mais indicado para cada pisada e tipo físico, até a roupa mais confortável", afirma Roberto Grupenmacher, diretor da Procorrer, maior loja especializada em corrida de Curitiba.
Segundo Roberto, roupas apertadas demais ou de tecido que não é próprio para atividade física podem provocar assaduras e bolhas. "É papel da equipe da academia orientar seus alunos na escolha das roupas, assim o aluno não tem seus treinos prejudicados por lesões e machucados".
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Tadeu Natalio, professor de Educação Física, maratonista e presidente da Associação Procorrer, explica que se deve ficar atento para não utilizar o tênis de exercício no dia a dia. "A pisada do dia a dia é diferente da pisada quando praticamos exercícios, por isso é importante usar o tênis devido para cada atividade", afirma Natalio.
É fundamental que a equipe da academia oriente seus alunos a prestar atenção nos atributos que o tênis oferece na hora da compra. Segundo Natalio, em primeiro lugar se deve verificar o amortecimento, de acordo com o peso e altura da pessoa. Depois disso, está o conforto na hora de calçar. "Sempre um dedo ou um dedo e meio sobrando, ou um número maior do que o que geralmente se usa", aconselha Natalio, pois o pé incha durante a atividade física, e um tênis apertado pode causar lesões sérias na unha, principalmente em provas longas. Outro item importante é que o tênis possua uma tela que permita que o pé respire, já que a troca de calor durante o exercício é importante.
O professor Natalio chama a atenção para os tipos de problemas que podemos ter ao utilizar o tênis inadequado. "Quando praticamos exercício o impacto é divido entre tornozelo, joelho, quadril e coluna, mas normalmente as áreas que mais sofrem lesões são joelho, quadril e coluna", afirma. Por isso, a utilização de um calçado inadequado (chinelos, sapatilhas ou tênis que não proporcionam amortecimento) pode causar danos musculares, de articulação e até acelerar casos de artrose. "É importante que a academia proíba a prática esportiva se o aluno estiver usando um calçado inadequado", orienta Tadeu (com Lide Multimídia).