Com o tema Racismo e Saúde da População Negra, será realizada nesta sexta-feira, dia 20, às 8 horas, no Anfiteatro do HU, conferência ministrada pela pesquisadora Maria Inês Barbosa, que pretende discutir como o racismo institucional afeta a saúde de milhares de brasileiros todos os dias.
A pesquisadora que doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e professora aposentada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), participa do evento a convite do Laboratório de Estudos e Cultura Afro-Brasileiros (LEAFRO), do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA), da Promotoria Pública e da Secretaria de Municipal de Saúde.
Além de sua reconhecida importância no meio acadêmico, Maria Inês Barbosa é também um nome de referência sobre políticas públicas de saúde para negros e mulheres no Brasil. Depois de integrar, entre 2007 e 2010, a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM Brasil), atual ONU Mulheres e ser assessora regional para a Diversidade Cultural e Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde em Washington, é atualmente consultora nacional da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Conhecendo de perto a temática, a pesquisadora contribuirá para o entendimento sobre a necessidade de políticas públicas de saúde direcionadas ao combate do racismo institucional do país. O diálogo tem como público alvo pesquisadores e acadêmicos interessados em compreender como se estabelece a desigualdade no acesso à saúde pública no Brasil, bem como a população mais ampla que pretende se informar sobre seus direitos.
O evento conta com o apoio do Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais, Mestrado em Ciências Sociais e especialização em Ciências Sociais.