Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Conferência aborda Saúde Pública e Racismo Institucional

Redação Bonde com Agência UEL
17 set 2013 às 16:06

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o tema Racismo e Saúde da População Negra, será realizada nesta sexta-feira, dia 20, às 8 horas, no Anfiteatro do HU, conferência ministrada pela pesquisadora Maria Inês Barbosa, que pretende discutir como o racismo institucional afeta a saúde de milhares de brasileiros todos os dias.

A pesquisadora que doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e professora aposentada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), participa do evento a convite do Laboratório de Estudos e Cultura Afro-Brasileiros (LEAFRO), do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA), da Promotoria Pública e da Secretaria de Municipal de Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de sua reconhecida importância no meio acadêmico, Maria Inês Barbosa é também um nome de referência sobre políticas públicas de saúde para negros e mulheres no Brasil. Depois de integrar, entre 2007 e 2010, a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM Brasil), atual ONU Mulheres e ser assessora regional para a Diversidade Cultural e Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde em Washington, é atualmente consultora nacional da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas


Conhecendo de perto a temática, a pesquisadora contribuirá para o entendimento sobre a necessidade de políticas públicas de saúde direcionadas ao combate do racismo institucional do país. O diálogo tem como público alvo pesquisadores e acadêmicos interessados em compreender como se estabelece a desigualdade no acesso à saúde pública no Brasil, bem como a população mais ampla que pretende se informar sobre seus direitos.

O evento conta com o apoio do Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais, Mestrado em Ciências Sociais e especialização em Ciências Sociais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo