A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, confirmou nesta quinta-feira (14) o que pode ser o segundo caso de dengue tipo 4 no Paraná em 2013. A paciente que contraiu a doença é uma jovem de 19 anos, que, segundo a prefeitura de Foz, já está completamente recuperada.
O primeiro caso confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESAPR) foi detectado em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, no dia 11 de janeiro de 2013. Assim como em Foz, o paciente foi medicado e se recuperou da doença.
O vírus da dengue tipo 4 age da mesma forma que os demais tipos da doença (1, 2 e 3) e não é mais perigoso. Porém, pessoas que já contraíram a doença nas outras três variantes do vírus também podem ter dengue novamente com o tipo 4 do vírus.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Ainda não há confirmação se este é o segundo caso no estado pois outras cidades do Paraná também podem ser afetadas pela incidência da variante de vírus.
Casos – o Paraná chegou, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesa na segunda-feira (11) a 9.897 casos da doença – nos quatro tipos. No estado, nove pessoas já morreram desde o início do levantamento do período epidêmico (agosto de 2012).