O Paraná se tornará sede de um dos principais debates científicos sobre saúde das mamas no mundo. Entre os dias 3 e 6 (de quarta a sábado), será realizado no Centro de Convenções ExpoUnimed, em Curitiba, o XVIII Congresso Brasileiro de Mastologia. O evento abordará as últimas tendências em diagnóstico, tratamento e políticas públicas, com palestrantes nacionais e internacionais.
O governo do Estado participa do evento e financiou a inscrição de 50 médicos e enfermeiros de todas as regiões do Paraná para participar de cursos oferecidos durante o congresso. "A capacitação profissional é uma das prioridades deste governo, por isso apoiamos a realização de eventos que podem aprofundar a discussão científica sobre diversos temas e impactar no atendimento de qualidade à população", disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
O destaque deste evento será a utilização da estratégia ‘Hands On’, que permitirá a interação entre médicos cirurgiões experientes com outros ainda em formação ou no início da carreira, além dos profissionais que pretendam aprender novas tecnologias.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
SAÚDE PÚBLIÇA - O câncer de mama é considerado um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, com 12 mil mulheres vítimas a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 57 mil novos casos são registrados anualmente, sendo as medidas de prevenção uma das principais armas da mulher no combate à doença.
Para o mastologista da Secretaria Estadual da Saúde e presidente do Congresso, Vinícius Budel, o objetivo do evento é ampliar a troca de informações entre os profissionais. "Nas palestras e cursos que irão ocorrer nestes dias, serão apresentados temas para a atualização ministrados por médicos de renome internacional", afirma o mastologista.
Ainda de acordo com o médico, durante o encontro ocorrerá o Seminário Multidisciplinar de Câncer de Mama, voltado para profissionais da saúde, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas. Durante o seminário serão abordados temas como: Atenção à Mulher com Câncer de Mama e qual o modelo real e o ideal; Mastectomia Redutora de Risco e Tratamento Físico Multidisciplinar em Mastologia.
O encontro reunirá um número recorde de palestrantes internacionais, entre eles os renomados médicos Jorge Reis Filho (EUA), Luciane R. Cavalli (EUA), Michael Alvarado (EUA), Robert Mansel (Inglaterra), Virgílio Sachini (EUA), Mario Rientjens (Itália), Emiel Rutgers (Holanda) e Ruffo de Freitas Junior (Brasil).