Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Controle de doenças

Conheça ações preventivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 ago 2021 às 14:38
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabe o que a Malária, Dengue, Zika, Febre Amarela, Chikungunya e Leishmaniose têm em comum? Todas elas são transmitidas aos seres humanos por mosquitos, o inseto mais letal do mundo. Anualmente, cerca de um milhão de pessoas no planeta morrem em decorrência da picada destes animais. No Brasil, o mais conhecido é o Aedes aegypti, que, em 2020, infectou mais de 1,4 milhão pessoas com o vírus da dengue, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.


Esta sexta-feira (20) é marcada pelo Dia Mundial do Mosquito, data que serve de alerta para a população sobre a importância da eliminação deste inseto. O dia também é uma homenagem ao médico britânico Ronald Ross, que em 1897 descobriu que a fêmea do mosquito Anopheles era o vetor de transmissão aos seres humanos da malária.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de soluções da Bayer, explica quais cuidados que a população pode tomar para controlar a proliferação desta praga. "Os mosquitos entram nas casas quando encontram um ambiente propício, em que haja os chamados "4As": água, alimento, acesso e abrigo. Para evitar que isso ocorra, às vezes, é preciso mudar alguns hábitos. Por exemplo, lavar sempre a louça, não deixar água à vista e nunca acumular lixo", ressalta Bernardini.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

Imagem de destaque
Veja os sintomas

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil


Como prevenir?

Publicidade


A prevenção mais eficaz é manter os ambientes protegidos e higienizados. "Manusear e descartar o lixo da forma correta vedando bem os sacos, manter garrafas de boca para baixo, furar e eliminar latinhas, tapar ralos são medidas importantes", diz Fernando. Também é essencial manter os jardins sem água parada e aparados, o que favorece a circulação de ar.


É preciso lembrar que o Aedes aegypti, quando entra nas casas, prefere ambientes baixos e sem exposição solar: atrás da porta, dos móveis, das cortinas e embaixo da mesa. "Usar telas mosqueteiras nas janelas e portas, criar o hábito de fechar a casa próximo do anoitecer, usar repelentes e aplicar inseticida nos locais que os mosquitos costumam se alojar são ações importantes para o controle da praga", reforça Bernardini.

Outra medida é ficar atento aos vasos de planta que acabaram de ser regados. "Isso é fundamental para impedir a proliferação de criadouros de mosquitos, já que em países tropicais, como o Brasil, as altas temperaturas e o grande volume de chuvas são fatores que favorecem a multiplicação dos mosquitos", finaliza Fernando.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade