Fortalecer o sistema imunológico, ficar mais resistente às doenças, e nos recuperar mais rapidamente, é o que todos nós queremos. Vamos ver quais são os métodos naturais para aumentar nossa imunidade. Será possível?
Imunidade
O sistema imunológico é composto por células e anticorpos que defendem o organismo de agentes infecciosos (micro-organismos), invasores e patogênicos. Quando estas células estão em bom número dizemos que estamos com a imunidade alta.
Leia mais:
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Métodos naturais
Quando pensamos em métodos naturais para aumentar a imunidade, a primeira coisa que nos ocorre é caprichar na alimentação. De fato, ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, faz muita diferença. Mas há outras soluções naturais que podem nos ajudar a ficar mais fortes e resistentes. Confira:
Desintoxicar e fortalecer a flora intestinal
Ainda é sobre alimentação, mas o enfoque é outro. Estudos apontam que um organismo livre de toxinas, e com um sistema digestivo eficiente, nos deixa com a imunidade alta. Para tanto, é eficaz investir em alimentos integrais (sementes e castanhas), legumes (inhame), frutas cítricas ricas em fibras, e probióticos como leite fermentado, iogurtes, cogumelos, tofu, etc., além de muita água.
Extrato de própolis e equinácea purpúrea
Entre as muitas propriedades e benefícios que o consumo do extrato de própolis nos dá, está sua grande capacidade de aumentar nossa imunidade, assim como a equinácea purpúrea, planta de uso fitoterápico para a mesma finalidade.
Atividade física
Praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física diária é capaz de fortalecer nosso sistema de defesa. Mas atenção, o exagero pode ter efeito contrário.
Sono
Oito horas de sono de qualidade e reparador aumentam nossa imunidade consideravelmente. Esse número é uma referência que parece atender as necessidades da maioria das pessoas, mas pode variar para mais ou para menos, conforme as necessidades individuais.
Chás
Chás de cidreira, erva-doce e alecrim nos deixam mais resistentes às doenças.
Óleos essenciais
A aromaterapia nos traz benefícios em três níveis: físico, mental e emocional. Os óleos essenciais de pinho siberiano, bergamota, alecrim, tea tree e tomilho, dentre outros, têm efeito sobre o sistema imunológico. Podem ser usados como aromatizadores de ambientes, inalações, escalda pés, banhos de imersão, etc. Uma terapeuta pode auxiliá-la a tirar melhor proveito deles.
Acupuntura
A acupuntura provoca várias respostas biológicas através do estímulo de determinados pontos chamados de pontos de acupuntura. Essas respostas vão desde analgesia, relaxamento muscular até ativação e fortalecimento do nosso sistema de defesa, entre outras. Procure um profissional habilitado!
Não podemos nos esquecer que o fator emocional também conta bastante. Combater o estresse, manter uma postura positiva diante da vida e cultivar a alegria, pode melhorar, e muito, nossa saúde em todos os níveis. (Com informações do Lar Natural)