Em meio à expectativa de diversas pessoas para conseguir se imunizar contra a Covid-19, Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, é um "ponto fora da curva”. A cidade começa a vacinar nesta sexta-feira (11) os moradores de 48 e 49 anos. Desde o início da campanha, em janeiro, o município já conseguiu vacinar praticamente todos os grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde e indivíduos com comorbidades.
O município tem quase 48 mil habitantes e já aplicou 18.092 primeiras doses, número que representa 38% de toda a população. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, Cornélio é a 11ª cidade do Paraná que mais imunizou com as duas doses proporcionalmente, sendo 7.886 pessoas até esta quinta-feira (10). A partir desta sexta a vacinação vai acontecer no colégio da PM (Polícia Militar) ao invés do drive-thru, como vinha acontecendo. A estimativa é que ainda têm 16 mil pessoas sem imunização.
Secretária de Saúde e vice-prefeita, Angelica Olchaneski creditou o avanço na imunização à agilidade na aplicação após a chegada das doses. "Temos uma logística boa. O empenho da equipe da Saúde é grande. Estamos vacinando sempre em duas ou mais frentes: comorbidades e paralelamente profissionais da educação e saúde. Nosso entendimento é que a vacina é no braço das pessoas e não no freezer”, detalhou.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Leia a matéria completa na FOLHA.